Políticas Públicas

“Urge investir numa mudança de cultura da sociedade em relação à natureza, visando principalmente a duas práticas comprovadamente perniciosas: a caça e o gosto pela manutenção de aves e animais silvestres em cativeiro. Esta tem sido responsável pela perpetuação do trafico de animais silvestres. A despeito disto tal gosto é livremente  propagado em nossa sociedade. É comum ver na mídia programas que mostram animais silvestres exóticos em situação de cativeiro, por simples deleite de seus detentores, sem conotação científica preservacionista. Ao mesmo tempo, proliferam casas especializadas na venda desses animais, criando uma situação absolutamente incoerente, pois, ao mesmo tempo que nossa legislação proíbe a perseguição, caça, apanha, comercialização, etc., de nossos animais nativos, se omite na proteção dos exóticos, como se a biosfera pudesse ser dividida por fronteiras políticas. Propomos então, que seja dado tratamento igualitário aos animais silvestre de todo o mundo, equiparando nos benefícios de nossas leis de proteção da fauna os animais nativos e os exóticos, mesmo que em seus países de origem ainda não sejam protegidos. Lugar de animal silvestre e na natureza!”

Portanto, a educação ambiental associada às políticas públicas é meio essencial para o combate ao tráfico de animais silvestres.

É claro que, sem a devida aplicação da legislação ambiental  e da  articulação, da sincronia necessária entre todas as esferas de governo, ONGs e sociedade para  que haja a efetiva fiscalização e coerção do tráfico de animais silvestres no Brasil, não conseguiremos conter este “trafico de vidas”, e isto não é impossível, basta haver vontade.
Finalmente, necessitamos trabalhar em cima da questão do trafico de animais silvestres não esporadicamente, mas de forma permanente. Almejamos que as experiências sejam trocadas, que as ações sejam conjuntas e cada vez mais articuladas.

Fonte: SOSFauna.org

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






© 2020 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados