O Comércio ilegal da Fauna Silvestre

O tráfico de animais silvestres no Brasil representa a terceira maior atividade ilícita do mundo, em termos de recursos mobilizados, perdendo apenas para o tráfico de drogas e de armas.

O  Brasil é o país que possui a maior biodiversidade entre as nações, visto o seu patrimônio genético natural, mas não tem demonstrado consciência no sentido de protegê-la, pois não dispensa a importância e prioridade necessárias. Ademais, a espécie humana tem se esquecido  que é parte dessa mesma diversidade biológica e que tem ameaçado, não só as demais espécies de seres vivos, mas a sua própria.

Basta atentar para o fato de que o Brasil, como os demais países do terceiro mundo, continua desempenhando o papel de país exportador de matérias primas, transferindo riquezas naturais para os países desenvolvidos e está entre as nações que mais exportam produtos da fauna  e flora silvestre.

É um tanto difícil calcular o quanto o tráfico de animais silvestres movimenta por ano no mundo, por ser uma atividade ilícita, mas conforme alguns dados, estima-se que alcance U$ 10 bilhões/ano.

No Brasil certamente podemos falar em torno de 10 a 15% do comércio mundial, ou seja, o equivalente a U$ 1 a 1,5 bilhões/ano.

Fonte: SOSFauna.org

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






© 2020 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados