Esquilos – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde
HISTÓRIA
Seu nome científico é Sciurus vulgaris da ordem dos Rodentia (Roedores) e da família Sciuridae. Os esquilos são animais muito graciosos e espertos e caracterizam-se pela grande cauda peluda. Verdadeiros acrobatas, são capazes de pendurar-se de cabeça para baixo, apoiados apenas nas patas posteriores. Essas exibições têm lugar nos bosques e florestas temperados, sobretudo ao amanhecer e no fim da tarde, quando os animais são mais ativos.O esquilo-europeu é parente do esquilo-vermelho da América do Norte(Tamiasciurus hudsonicus), mas seus hábitos são diferentes. O primo americano passa o inverno todo dormindo e só acorda no início da primavera. O europeu não hiberna completamente. Se estiver muito frio, ele pode passar alguns dias dormindo em sua toca, mas acorda com freqüência e sempre com fome.
ALIMENTAÇÃO
Os esquilos são vegetarianos, mas de vez em quando incluem em sua dieta ovos de pássaros. Como o Tico e Teco dos desenhos animados, apreciam nozes, castanhas e bolotas.
Mas também gostam de frutas e cogumelos. No outono, quando o alimento é abundante, os esquilos escavam buracos e ali vão acumulados sementes.
Depois, recobrem os buracos com terra e folhas. Mesmo que a neve seja muito espessa, os esquilos conseguem localizar o alimento que armazenam no outono, graças ao seu apuradíssimo olfato.
CARACTERÍSTICAS
Os esquilos constroem o ninho o mais alto possível, num oco de árvore ou no vão de uma forquilha de galhos. Em geral o esquilo faz mais de um ninho e cada um deles parece ter uma função diferente: para repousar no inverno e para a fêmea dar a luz e criar os filhotes. Perfeitos equilibristas, os esquilos movem-se com rapidez mesmo nos galhos mais finos das árvores.
Quando no solo, saltam e correm velozmente, deixando a neve as marcas de sua passagem.Seu pior inimigo é a marta, quase tão ágil quanto ele. Para escapar, o esquilo é capaz de pular de grandes alturas, usando a cauda como uma espécie de para-quedas.
Os filhotes de esquilo nascem cegos e sem pêlos; depois de oito dias, porém, já têm o corpo recoberto de pêlos, e no nono dia abrem os olhos. Com 3 meses e meio dão os primeiros passeios pelos ramos das árvores.
Páginas ou assuntos relacionados
Ferrets Furão - Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde
Porco-Espinho - Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde
Castores - Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde
Coelhos - Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde
Chinchilas - Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde
Hamsters - Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde
Eu daria 3 e meio pq fala que tem reprodução do animal mas não falá sobre isso
Gostaria de saber se consigo filhote ou esquilo adulto tenho interesse e valor
Eu tinha um esquilo desde os 3 meses de idade e fiquei com ele 1 ano.
Porem ele sai de casa e os vizinhos o achou e o colocou na mata,ele consegue se adaptar novamente ?
Tenho um filhote de esquilo de aproximadamente 5 meses mas agora ele está lento como se estivesse doente oque faço
ok gostei muito das orientações sobre as minhas duvisas obrigado abraço Edson
gostei muito mas pudia ter gato preto e juaninha
Gostaria de falar com vocês sobre comunicação. Poderia me informar o telefone e e-mail para contato? Agradeço. Fernando Sandes – 11-2839-4520.
ola
Sabe como posso conseguir filhotes de esquilo-europeu,e o valôr?
eu tenho um esquilo só que ele é pequeno se pudesse me dizer algumas hipóteses de raças agradeceria bjus