Doenças em Peixes – Veludo
Bem pior que o íctio, semelhante a ele na sua fase inicial, e extremamente contagiosa também a doença chamada Veludo, causado por um flagelado, o Oodinium limneticum. Basta um desses organismos atingir um peixe, para que nele se instale, se enquisiste e se reproduza em quantidade tal que em pouco tempo cobre todo o corpo e brânquias de sua vítima. Deixa o peixe coberto por uma camada marrom aveludada, tendo em seu ativo grande percentagem de casos fatais. Os peixes adultos tem mais resistência as doenças, mas a mortandade entre os pequenos é tremenda.
O tratamento indicado é o azul de metileno e ao mesmo tempo um banho diário de sal de cozinha, na concentração máxima que o peixe pode resistir (atenção pois existe certos peixes como a Corydora e o Cascudo que não aguentam nenhum teor de sal). Elevar a temperatura da água ajuda o desenquistamento dos flagelados em fase de reprodução. Este tratamento deve durar dez dias.
Como o Oodinium, tanto na infância quanto na fase adulta, contém alguma clorofila que lhe permite alimentar-se por fotossíntese è recomendável deixar o aquário em escuridão por alguns dias, contribuindo assim para que o parasita morra de incapacitação de fabricar seu próprio alimento. Alguns autores recomendam o uso de Cloromicetina, mas está provado que esteriliza os peixes, deixando-os incapazes de reproduzir. De resto, quase todas essas drogas acabam por afetar os peixes.
Páginas ou assuntos relacionados
- Aquarismo - Monte o seu aquário de Água Salgada Aquarismo - Monte o seu aquário de Água Salgada
Cavalo Marinho- Aquarismo - Cuidados com a Água, Iluminação e Limpeza Aquarismo - Cuidados com a Água, Iluminação e Limpeza
- Doenças em Peixes - Ictioftriìase ou Ìctio Doenças em Peixes - Ictioftriìase ou Ìctio
- Nutrição dos Peixes Nutrição dos Peixes
- Como prevenir doenças no seu aquário Como prevenir doenças no seu aquário