Home » Pássaros » Guia de Espécies de Pássaros » Tucano – Espécies de Pássaros

Tucano – Espécies de Pássaros

Tamanho – aproximadamente 56 cm, pesando 540 gramas.

Distribuição – região amazônica ao Paraguai, Argentina, Bolívia e sul do Brasil, exceto o Litoral.

Habitat – vive em áreas abertas, como bosques, florestas de rios, plantações e palmeirais.

Status – ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como conseqüência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.

O Tucano-Toco, também conhecido por Tucançu ou Tucano Boi,  é o maior de todos os Tucanos, com um comprimento de 56 cm. O corpo é predominantemente preto, com garganta branca, ventre vermelho e patas azuis. O bico, alaranjado, com uma mancha negra na ponta, é quase do tamanho do corpo, embora não seja pesado, pois é formado por uma estrutura óssea não maciça e areada que lembra um favo de mel. Isso torna o bico mais leve e portanto não dificulta o vôo. Apesar de não ser maciço, o bico é bastante resistente. O bico é a sua principal arma para colher frutos, sementes e destruir os ninhos dos guaxos, pendentes das árvores, para devorar-lhes os filhotes.

É o menos sociável dos Tucanos. Vive em pequenos grupos e freqüentemente é visto aos pares.

Entre os seus inimigos estão os macacos e os gaviões-de-penacho.

Alimentação

É um animal onívoro, alimenta-se de insetos, lagartos, ovos, filhotes de outros pássaros e, principalmente, frutas. O seu hábito alimentar é diurno.

Reprodução

A reprodução ocorre no final da primavera e a fêmea põe de 2 a 4 ovos em ninhos localizados no alto dos troncos das árvores. O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos, os quais eclodem entre 16 e 20 dias. Quando nascem, sua aparência é desproporcional; seu bico é grande e o corpo, pequeno; os olhos só abrem após três semanas e os pais cuidam de seus filhotes até eles saírem dos ninhos, o que ocorre em seis semanas. A coloração do bico só é definida meses após o nascimento.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. Luciene 15/12/2015 às 20:49

    gostaria de compra um tucano qual é o preço de um legalizado pelo o ibama com documento tudo certinho.

© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados