Escolhendo uma gaiola
Na hora da escolha da gaiola para nossos pássaros de estimação, devemos levar em conta o bem-estar e o conforto de nossos pequenos amigos emplumados.
Existem muitas opções de modelos no mercado, portanto, definir o material da gaiola é o primeiro passo.
Madeira ou metal?
As gaiolas de madeira são consideradas mais bonitas pela sua característica artesanal, mas podem trazer dificuldades durante a higienização e controle de parasitas, como piolhos. Para as aves que têm o costume de roer, como os Papagaios, as gaiolas de madeira também não são recomendáveis.
As gaiolas de metal, por sua vez, são mais higiênicas, já que seu processo de limpeza é mais fácil.
Tamanho
Procure uma gaiola que comporte o número de pássaros escolhidos, considerando o tamanho de cada um. Uma boa dica para saber o tamanho ideal é evitar que a cauda da ave fique roçando nos poleiros e nas grades. Pense também na movimentação da ave dentro da gaiola, dando liberdade e movimentação adequada.
Poleiros
Local de sustentação dos pássaros, o poleiro deve estar sempre limpo, e com ranhuras, mas livre de farpas que possam ferir os pés das aves, evitando contaminações e problemas de aprumo, como calos.
Os poleiros devem ser higienizados regularmente, principalmente se sujos com fezes. Uma dica é colocá-los distantes entre si, evitando que fiquem uns debaixo de outros.
Comedouros e bebedouros
Há vários modelos disponíveis no mercado atualmente, feitos de diferentes materiais, como vidro, metal e plástico. Dê preferência aos bebedouros e comedouros externos, evitando sujeira e contaminação.
É recomendável fazer uma higienização pelo menos duas vezes por semana.
Banheiras
Muitas aves gostam de tomar banho – e para facilitar esta atividade, você deve disponibilizar uma banheira com água limpa e fresca em um local que não fique sujo com as fezes.
Coloque água pela manhã, para que as aves possam se secar no decorrer do dia e não durmam úmidas.
Bandeja e base
A bandeja é uma parte da gaiola que deve ser forrada com papel absorvente e limpa diariamente. Evite forrar gaiolas com jornal; sua tinta à base de chumbo é tóxica para as aves.
A base é uma grade de metal que funciona como anteparo, impedindo que a ave entre em contato direto com as fezes no fundo da gaiola
Páginas ou assuntos relacionados
- Média de vida dos pássaros Média de vida dos pássaros
- Pássaros que arrancam as penas Pássaros que arrancam as penas
- Alimentação para os Pássaros Alimentação para os Pássaros
- Origem das Aves Origem das Aves
Gavião Real- Velocidade Máxima de Vôo Velocidade Máxima de Vôo
FOI MUITO BOM, ENCONTRAR VOCÊS.
ESTOU PROCURANDO UMA GAIOLA, PARA CALOPCITAS, E ESTOU ENCONTRANDO MUITA DIFICULDADE. MORO EM NATAL/RN. PROCUREI FÁBRICA ETC MAIS NADA. SOLICITO SUA AJUDA / OPÇÕES
GRATO
DORIAN XIMENES
muito bom o trabalho de vcs ,pudera eu falar isso a todos que fazem esse belo gesto. Gosto muito de animais, tive por Ultimo um cachorro q era de uma raça de poodle misturado que nunca soube qual era porém depois de 9 anos morreu. embora hj não possa ter animais onde moro mas queria ter um cachorro e um papagaio ou um daqueles macaquinhos pequenos “soim” mas sobre o papagaio e o macaco, posso criar ?e se for permitido , como fazer pra conseguir um ?