Sagrado da Birmânia – Raças Felinas
Características da raça
Esta raça é famosa pelo seu caráter tranqüilo e, ao mesmo tempo, sociável. Gosta de brincar, é inteligente e alegre. O Sagrado da Birmânia geralmente elege como dono uma pessoa de temperamento calmo, parecido com o seu. Fiel, dedica-se totalmente a seu “escolhido” e fica com muitas saudades quando seu dono não está em casa. É conhecido também por seu miado doce.
Para que sua pelagem semilonga se mantenha sempre exuberante, o Sagrado da Birmânia precisa ser escovado e penteado regularmente.
Histórico
Ao que tudo indica, o Sagrado da Birmânia descende dos gatos que eram venerados como deuses nos templos budistas da Birmânia (atual Mianmá), na Ásia, no século XV. Os sacerdotes acreditavam que os fiéis retornavam à Terra na forma de gatos.
Há várias descrições da chegada dos primeiros exemplares da raça à Europa. A raça moderna foi fundada por “Wong Mau”, um Sagrado da Birmânia — levado para os EUA em 1930 — que foi cruzado com um Siamês. É provável que tenha havido importações posteriores da Birmânia. Mas o fato é que em 1936 a raça já se tornara suficientemente pura para ser reconhecida nos EUA. Na França, a raça foi oficialmente reconhecida em 1952. Os selecionadores franceses incluíram na descendência o sangue dos Siameses e dos Persas brancos, este último responsável pela pelagem macia e semilonga do
Sagrado da Birmânia.
A história da raça, que divergiu durante a última metade da década de 1940, produziu dois tipos distintos de Sagrado da Birmânia: o gato inglês tem um porte mais oriental, e o americano é mais robusto.
Resumo das características
Nacionalidade: França
Porte: Médio/Grande
Temperamento: Independente
Nível de Energia: Médio
Tipo de Pêlo: Semilongo
Valor Estimado: R$ 800 à R$ 2000
A segunda historia e que esse casal de franceses visitou o tempo e trouxeram com eles um casal de Sagrados da Birmania para a Franca e que eles se reproduziram depois e perpetuaram raca.
Faltou comentarem onde encontrar o gato da Birmânia ou os Gatis
Os Sagrados da Birmania, por serem gatos “ColorPoint”, assim como os siameses, nascem brancos, e apenas um criador experiente consegue ver as cores em alguns dias . E a evolucao da sua cor aparecera em sua totalidade em ate 2 anos de vida para as cores mais claras.