Home » Gatos - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Saúde & Cuidados » Educação e Higiene

Educação e Higiene

O gato é um gato extremamente limpo e fácil de educar, mas para isso é preciso deixar sempre ao seu alcance uma bandeja sanitária limpa e forrada com granulado sanitário. Evitar areia, que pode estar contaminada ou serragem, que gruda no pelo do animal. Caso o gato não utilize a bandeja sanitária, procure o motivo:

A bandeja pode estar suja.
A bandeja pode estar em lugar pouco apropriado (onde passem pessoas estranhas, lugares muito movimentados ou onde exista algum objeto ou ruído que ele tenha medo).

Nunca esfregue o focinho do gato nos excrementos. O gato identifica a bandeja sanitária e então só tenderá a associar o local errado mais fortemente como “banheiro”. Fale com o gato em tom zangado sem exageros e limpe muito bem o local com álcool canforado ou vinagre para eliminar o cheiro.

Caso o gatinho seja recém-chegado, não zangue com ele: limpe bem o local, mas antes, com papel absorvente, recolha o material e coloque no lugar certo, pois o cheiro vai atraí-lo para a bandeja. Mostre ao gatinho a bandeja e se notar que ele vai novamente usar o local errado, coloque-o na bandeja “durante o processo”. Ele logo vai perceber. Não bata no gato. Repreensão e tapinhas dados com pouca força surtem mais efeito. Não se esqueça de elogiar bastante quando ele fizer certo.

O gato gosta e precisa afiar as unhas. Para poupar o seu sofá, ofereça a ele substitutos: afiadores em tecido grosso ou carpete, cesta de palha, tocos de madeira enrolados em cordas, ou se você preferir algo mais estético, se o objeto for ficar na sala, há arranhadores vendidos em lojas de animais, o que é bem mais prático. O arranhar tem também uma função social e os gatos fazem questão de usar em lugares bem evidentes.

O gato deve ser penteado diariamente. É muito importante para retira pêlos mortos e pelo controle de pulgas.

Os ouvidos devem ser limpos com cotonetes e os olhos com algodão embebido em água filtrada ou soro fisiológico (não usar água boricada).

Autoria
Marcia Henriques – Gatil The Funniest

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados