Home » Gatos - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Saúde & Cuidados » Doenças O Gato e a Diabete

Doenças O Gato e a Diabete

Você sabia que o diabetes melito atinge também os gatos? Felizmente isso acontece em uma escala bem menor do que entre os humanos. Estima-se que um em cada quatrocentos gatos apresente essa doença.

Este tipo de diabete resulta de uma deficiência na produção de insulina das células pancreáticas. A insulina é um hormônio necessário ao processo de captação da glicose circulante na corrente sangüínea, que se transforma em energia para os processos celulares. Por isso os gatos diabéticos apresentam uma alta taxa glicêmica.

Os sinais a seguir podem indicar que seu gato é diabético:
· Sede intensa
· Urina em excesso
· Ingestão de alimentos em excesso
· Contrapondo-se ao emagrecimento progressivo

A causa do diabetes ainda se mantém obscura. Acredita-se que haja um fator genético envolvido, mas observou-se que há uma maior incidência em gatos acima do peso (obesos) e nos mais idosos. No entanto, se seu gato apresentar estes tipos de sintomas, independente da idade, leve-o ao veterinário para que, com um exame de sangue ou urina, possa ser detectado o diabetes.

Tratamento
Desde que você siga a dieta prescrita por seu veterinário e use os medicamentos corretamente, seu gato poderá ter uma vida extremamente saudável.

O uso diário de injeções de insulina é indicado, porém, em alguns raros casos, um hipoglicemiante oral também pode ser utilizado. Dietas especiais são prescritas para preservar a saúde de seu gato.

Lembre-se
O controle deve ser feito regularmente para que as doses de insulina sejam ajustadas de acordo com as variações individuais.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados