Home » Cachorros - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Raças de Cachorros » Samoieda – Raças Caninas

Samoieda – Raças Caninas

Características da raça

O “sorriso Samoieda” denota a habitual simpatia desta raça. Além de companheiro para as crianças, o Samoieda é obediente e fiel ao dono.

Mesmo oriundo de regiões nórdicas, onde o clima é sempre abaixo de zero, o Samoieda soube se adaptar ao clima dos trópicos, o que resulta na troca de pêlo nas mudanças de estação. A raça exige poucos cuidados em relação à sua pelagem (branca e limpa por natureza) e faz sua própria higiene, lambendo-se por inteiro. Mas necessita de uma ou duas boas escovações semanais, para a remoção de pêlos mortos, principalmente nas épocas de muda, gestação das fêmeas e na permanência de sua cor (branca).

Nos EUA, o Samoieda tem se destacado nos treinamentos para servir de assistente a cegos, surdos, deficientes físicos e doentes neurológicos.

Histórico

O Samoieda é uma das raças mais antigas. Nas regiões nórdicas da Sibéria, era conhecido como Bjelkier, que na língua da tribo dos samoiedos, povo que viveu há cerca de 5 mil anos até o início deste século, queria dizer “cão branco que dá cães brancos”. Este povo utilizava seus cães para inúmeras funções, como puxar trenós, caçar ursos, lobos e morsas e ainda proteger rebanhos de renas. Os cães participavam ativamente da vida cotidiana dos samoyedos, sendo criados por eles dentro das suas tendas.

O Samoieda, hoje, não é mais um privilégio de países europeus e de temperaturas baixas. Esta raça é um um sucesso de aceitação pelo mundo inteiro, onde numerosos exemplares são encontrados em exposições, feiras e canis idôneos, despertando o interesse e admiração de um público cada vez maior. Esta admiração que o Samoieda desperta é tanta que ao ser “importado” do gélido clima siberiano veio “invadir” em cheio outros lugares e climas do mundo. O Samoieda chegou ao Brasil oficialmente em 1975, através do Sr. Werner Degenhardt, difusor e introdutor da raça no país.

Perfil Clínico

O Samoieda é uma raça muito resistente, não sendo propensa a nenhuma doença específica. No entanto, pode apresentar os seguintes problemas:

Dermatites
A pelagem desta raça possui uma oleosidade impermeabilizante que impede a fixação da sujeira. Deve-se evitar banhá-lo seguidamente, mesmo com o clima quente, pois o pêlo em constante contato com a água, perde essa oleosidade, ocasionando, fungos e problemas de pele generalizados, podendo vir até a apodrecer sua pelagem.

Resumo das características

Nacionalidade: Sibéria
Porte: Médio
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Moderado
Espaço Necessário: Médio
Altura Mín. – Max.: 50cm – 60cm
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 45 minutos
Cor: Branca
Tipo de Pêlo: Duplo
Troca de Pêlo: Freqüente
Tosa: Não
Valor Estimado: R$ 1000 à R$ 2500

Ajude a divulgar compartilhando Samoieda – Raças Caninas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!


ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






Páginas ou assuntos relacionados

© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados