Pointer Alemão – Raças Caninas
Características da raça
O Pointer Alemão de pêlo curto, também conhecido como Braco Alemão ou Kurzhaar, é uma das raças de caça mais versáteis. Combinando as habilidades de aponte, rastreamento e apreensão, o Pointer Alemão também pode ser uma ótima companhia como animal de estimação.
Muito ativo, o Pointer Alemão precisa de exercícios diários. E sendo uma raça de grande porte, deve ser, preferencialmente, criado em casas espaçosas. Seus pêlos curtos não demandam cuidados especiais no que se refere à escovação.
Sua herança genética inclui caçar mamíferos, sendo que alguns animais podem ser agressivos em relação a pequenos animais, por isso, devem ser acostumados desde cedo à companhia deles.
Histórico
O Pointer Alemão é o resultado de cruzamentos que começaram a ser feitos no século XVII entre o Pointer Espanhol e cães conhecidos como scenthounds. O objetivo era gerar cães de caça mais versáteis, com habilidade de aponte e rastreamento.
Com a inserção de cães ingleses nas linhas de sangue, nasceram, por volta de 1800, Nero e Treff, os primeiros cães a se distinguir do perfil que hoje caracteriza o Pointer Alemão.
A raça só passou a ser reconhecida na Alemanha no fim do século XIX. Além de ser excelente caçador, o Pointer Alemão é elegante e obediente, características que contribuem para sua popularidade.
Perfil Clínico
O Pointer Alemão pode apresentar as seguintes doenças:
Displasia coxo-femural
Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando problemas na locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades na locomoção.
Entrópio
Inversão das pálpebras, geralmente irrita os olhos. Pode ser corrigida cirurgicamente.
Torção gástrica
Caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte se o cão não for operado o mais rápido possível.
Doença de Von Willebrand
Esta doença afeta ambos os sexos. Condição clínica de origem genética que afeta o processo de coagulação sangüínea e prolonga, por conseguinte, o tempo de sangramento. Não se deve cruzar cães portadores desta doença, pois é letal aos filhotes.
Resumo das características
Nacionalidade: Alemanha
Porte: Grande
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Médio
Grau de Proteção: Moderado
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 58cm – 66cm
Nível de Energia: Alto
Exercícios Diários: 60 minutos
Cor: Fígado, figado com branco, ruão escuro, ruão claro, branco/marron, preto
Tipo de Pêlo: Curto
Troca de Pêlo: Mínima
Tosa: Não
E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!
Páginas ou assuntos relacionados
- Schnauzer – Raças Caninas Schnauzer – Raças Caninas
Mastiff – Raças Caninas- Poodle Standard – Raças Caninas Poodle Standard – Raças Caninas
- Rottweiler – Raças Caninas Rottweiler – Raças Caninas
Keeshond – Raças Caninas- Samoieda – Raças Caninas Samoieda – Raças Caninas