Home » Cachorros - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Raças de Cachorros » Pastor de Shetland – Raças Caninas

Pastor de Shetland – Raças Caninas

Características da raça

Os Shelties, como são carinhosamente conhecidos, têm um intenso desejo de agradar seus donos e uma enorme capacidade de dar amor e afeto — embora possam e devam ser reservados com estranhos. Eles são de excepcional capacidade para treinamento, companheiros responsáveis e também excelentes para trabalhos de obediência, pastoreio e agility — onde se destacam em todas as competições.

Esta raça desenvolve uma lealdade duradoura aos donos. Os Shelties são naturalmente alertas e protetores, e latirão para informar que algo está diferente no reino deles. A afinidade natural deles com crianças os torna companheiros gentis, amorosos e inigualáveis.

Todo Sheltie deve receber uma variedade de experiências no início de seu treinamento. Este treinamento, ou socialização, pode e deve incluir viagens para o parque, playgrounds, shopping centers (se possível), casa de amigos ou outros lugares onde seu Sheltie seja bem-vindo. Esta socialização ajudará o Sheltie jovem a desenvolver um temperamento inicial amigável e amadurecerá seu lado sócio-familiar gentil e amoroso.

Os Shelties têm uma pelagem com pêlo e sub-pêlo. A pelagem exterior consiste em pêlos longos, retos, grossos e macios, enquanto a base é pequena, peluda e muito densa. Machos maduros têm uma pelagem mais exuberante do que as fêmeas. Os cuidados necessários dependerão do tipo e qualidade da pelagem. Geralmente, o Sheltie é um cachorro muito limpo, sem cheiro e, em média, precisa de apenas uma escovação semanal (é útil aplicar um spray em nuvem com água com um pulverizador quando estiver escovando — isso evita a quebra dos pêlos). Banhos devem ser aplicados apenas em casos inevitáveis (se ele estiver imundo de lama ou óleo, por exemplo).

Com água pura e fresca, uma boa nutrição (usando uma ração de qualidade), visitas regulares ao veterinário e cuidados do dono (amor, carinho e atenção), os Shelties pode viver até 14 anos. Quando adultos, seu peso varia entre 4 kg e 8 kg.

Esta raça precisa de uma boa quantidade de exercícios na forma de passeios diários e sessões de jogos e atividades. Com o amadurecimento, seu Sheltie se adaptará prontamente a seu estilo de vida e se sentirá bem em todo ambiente que freqüentar.

Histórico

Os cães pastores de Shetland (Shetland Sheepdogs), ou “Shelties”, como são mais freqüentemente chamados, geralmente se assemelham a um Collie em miniatura. Emboram sejam freqüentemente chamados de “Mini Collie” ou “Collie de Brinquedo”, o Sheltie são de fato uma raça distinta e separada, que não foi criada a partir do Collie. A raça evoluiu de robustos antepassados (na sua maioria, os mesmos do Collie) que viveram nas Ilhas Shetland, na costa nordeste da Escócia.

O Sheltie desenvolveu-se como um robusto cão de pastoreio, um guarda sempre alerta e um companheiro inteligente e afetuoso. A atenção da raça e a vontade dele para obedecer eram qualidades desejadas igualmente pelos fazendeiros e pelos pastores.

O Pastor de Shetland foi reconhecido como raça pelo AKC em 1959 e o seu primeiro registro oficial no Kennel Clube da Inglaterra data de 1909.

Perfil Clínico

Os Pastores de Shetland podem apresentar as seguintes doenças: Displasia coxo-femural

Como toda raça pode também apresentar displasia coxo-femural. A incidência na raça é baixa, mas o controle dos padreadores deve ser rigoroso, pois é uma herança genética e facilmente transmitidas a seus descendentes. Ao adquirir um filhote, exija saber se os pais passaram por exames de displasia e seus resultados.

Anomalia do olho do Collie (CEA)
Como no Collie, esta raça possui também esta doença degenerativa do globo ocular. Apesar de não possuir um índice de incidência como no Collie, isto só foi possível graças ao alto indíce de controle efetuado pelos criadores. Ao adquirir um filhote, exija saber se os pais passaram por exames de CEA e quais foram os resultados.

Alergias
Apesar de não ser muito freqüente na raça, este é um problema comum a quase todos os cães. Esteja sempre alerta a qualquer problema que possa encontrar no seu cachorro. Examine-o sempre. Procure saber com o criador se existe predisposição para alergias em parentes próximos na família.

Resumo das características

Nacionalidade: Grâ-Bretanha
Porte: Pequeno
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Grande
Grau de Proteção: Médio
Espaço Necessário: Médio
Altura Mín. – Max.: 33cm – 40cm
Peso Mínimo: 4 kg
Peso Máximo: 8 kg
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 45 minutos
Cor: Preto e Branco, Preto e Branco com marcações, marrom (tricolor), marta, cinza com preto (azul merle)
Tipo de Pêlo: Duplo (pêlo e sub-pêlo)
Troca de Pêlo: Média
Tosa: Não
Valor Estimado: R$ 800 à R$ 1500

Ajude a divulgar compartilhando Pastor de Shetland – Raças Caninas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!


ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






Páginas ou assuntos relacionados

© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados