Home » Cachorros - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Raças de Cachorros » Pastor Branco – Raças Caninas

Pastor Branco – Raças Caninas

Características da raça

O Pastor Branco, também conhecido como Pastor Alsaciano ou Pastor Canadense, é um animal equilibrado, com energia e objetivo de vida bem definidos. Ele tem um aspecto majestoso e um ar de inteligência marcante, sendo sua característica principal a devoção ao dono.

Originalmente, o Pastor Branco é um cão condutor de rebanho, mas funciona como cão de guarda e companhia muito bem.

Com porte grande, precisa de espaço no lar e uma grande dose de exercícios físicos. Sua pelagem é dupla e densa, devendo ser escovada com freqüência.

Histórico

Estudiosos da raça Pastor Alemão afirmam que um cão branco, chamado Greif, exibido na exposição de Hanover em 1882, foi um dos primeiros Pastores Alemães exibidos em exposições. O original Greif era totalmente branco, como os cães pastores da época. Os cães pastores brancos eram bastante populares, porque os animais selvagens não conseguiam distingui-los das ovelhas, sofrendo assim as conseqüências nos seus ataques. A cor branca, naquela época, acabou tornando-se moda, interferindo no trabalho dos cães.

De acordo com registros históricos, Horand von Grafrath, um dos netos de Greif, foi o primeiro Pastor Alemão registrado no mundo. A linhagem branca foi disseminada em seus primeiros anos pelos descendentes de Horand. Em 1968, o Clube Americano do Pastor Alemão decidiu “desqualificar” os exemplares brancos, considerando-os fora do padrão. Pela primeira vez na história do clube, fundado em 1913, animais registrados como puros foram banidos apenas devido à sua cor. O assunto ainda é bastante controverso.

Perfil Clínico

O Pastor Branco costuma apresentar as mesmas doenças de seu ancestral, o Pastor Alemão.

Displasia coxo-femural
Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção. O Pastor adulto está mais propenso a manifestá-la. Confundida também com a fase nervosa da cinomose, a miolopatia degenerativa afeta ainda outras áreas do organismo, como o esôfago, causando dificuldades para deglutição e pneumonia.

Doença de Von Willebrand
Tem caráter hereditário e afeta o processo de coagulação sangüínea. Pode ser confirmada por meio de exames e pesquisa de fatores de coagulação. Não se deve cruzar cães portadores desta doença, pois é letal para os filhotes.

Epilepsia
Provavelmente tem caráter hereditário, e pode ocorrer por volta dos três ou quatro anos de idade.

Pannus oftálmico ou queratite superficial crônica
A raça também pode ser afetada por uma doença que provoca o crescimento irregular dos vasos sangüíneos dentro da córnea, e que pode levar à cegueira, se não for tratada. Não existe cura para esta doença, somente tratamento de controle.

Resumo das características

Nacionalidade: Alemanha
Porte: Grande
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Alto
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 58cm – 64cm
Peso Mínimo: 27 kg
Peso Máximo: 39 kg
Nível de Energia: Elevado
Exercícios Diários: 60 minutos
Cor: Branco
Tipo de Pêlo: Duplo
Troca de Pêlo: Média
Tosa: Não

Ajude a divulgar compartilhando Pastor Branco – Raças Caninas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!


ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






Páginas ou assuntos relacionados

© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados