Pastor Alemão Branco – Raças Caninas
Características da raça
O Pastor Alemão Branco é um cão muito inteligente, equilibrado, de muito bom convívio social e ótimo companheiro das crianças. Esta raça é capaz de discernir visitantes de invasores, com os quais são intransigentes.
Ao contrário do que muitos pensam, o Pastor Alemão Branco não é um exemplar albino do Pastor Alemão. Segundo criadores, ele é bem adaptado ao trabalho ao sol e há no Brasil inúmeros e excelentes cães espalhados pela região Norte, em locais de forte insolação.
O Pastor Alemão Branco ainda está pouco trabalhado no Brasil em se tratando de adestramento. Nos Estados Unidos há e já houve diversos Pastores Alemães Brancos campeões em provas de adestramento.
Histórico
O Pastor Alemão Branco é criado mundialmente como uma variedade de raça, não contando, entretanto, com o reconhecimento oficial de várias entidades de peso, entre as quais a FCI (Federação Cinológica Internacional). Criadores de todo o mundo estão buscando reconhecimento internacional deste cão como raça. Acredita-se que o reconhecimento esteja próximo, e talvez implique na mudança de nome da raça, talvez para Pastor Branco ou Pastor Canadense. Isto, contudo, não altera o fato de que estes cães brancos são originados unicamente do Pastor Alemão.
A raça Pastor Alemão, conforme concebida por Stephanitz – o primeiro criador da raça -, não apresentava restrição quanto à cor do pêlo. Pesquisas recentes demonstraram que mais da metade dos primeiros Pastores Alemães produziram descendentes brancos.
Assim, fica evidente que o Pastor Alemão Branco integrou a fundação da raça Pastor Alemão e participou de seus primeiros anos. No pós- guerra, iniciou-se campanha sistemática para erradicação da variedade branca da raça Pastor Alemão, alegando-se erroneamente que seus exemplares eram associados geneticamente ao albinismo, apresentando surdez, cegueira, esterilidade, epilepsia, displasia coxo-femural, desbotamento de cores e perda de vigor físico.
Nesta época a SV (Verein für Deutsche Schäferhund), ou Clube do Pastor Alemão, passou a negar pedigree aos Pastores Alemães Brancos. Em 1968, seguindo a orientação da SV, o AKC (American Kennel Club) aprovou a desqualificação da variedade branca de qualquer exposição de pastores alemães. Foi o único caso na história da AKC de desqualificação baseada apenas na cor.
Cientistas demonstraram não haver associação entre a cor branca do Pastor Alemão e nenhuma das doenças a eles atribuídas.
Perfil Clínico
Resumo das características
Nacionalidade: Alemanha
Porte: Médio
Temperamento: Dominante
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Alto
Espaço Necessário: Médio
Altura Mín. – Max.: 58cm – 70cm
Nível de Energia: Alto
Exercícios Diários: 45 minutos
Cor: Branco
Tipo de Pêlo: Duplo (sobrepêlo e subpêlo)
Troca de Pêlo: Mínima
Tosa: Não
Valor Estimado: R$ 500 à R$ 800
E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!
Páginas ou assuntos relacionados
Irish Wolfhound – Raças Caninas
Basenji – Raças Caninas
Welsh Corgi Cardigan – Raças Caninas
Vira-lata – Raças Caninas
Boston Terrier – Raças Caninas- Schnauzer – Raças Caninas Schnauzer – Raças Caninas
Como faço para ter um Pastor Alemão Branco, eu sou apaixonado por cães.Por favor me informem.