Home » Cachorros - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Raças de Cachorros » Old English Sheepdog – Raças Caninas

Old English Sheepdog – Raças Caninas

Características da raça

Com um jeito simpático e “bonachão”, o Old English Sheepdog é gentil e se dá bem com todos: crianças, adultos e outros animais. Esta raça tem um bom temperamento e pode ser um excelente animal de estimação se conseguir se exercitar e tiver uma grande área disponível em casa.

O Old English Sheepdog é um verdadeiro astro da televisão. Há alguns anos inspirou a criação da personagem Priscila, estrela do programa Tv Colosso. Com tanto sucesso, muitos dos pais que compraram para seus filhos pequenos “um cão igual ao da televisão” acabaram se surpreendendo com a dificuldade em lidar com o porte grande e pesado da raça.

Esta raça apresenta uma pelagem longa, abundante e áspera, nas cores cinza, acinzentado ou azul (podendo apresentar manchas brancas nas extremidades dos membros). Os pêlos cobrem completamente seus olhos, e há quem prefira cortá-los.

Histórico

O Old English Sheepdog, também conhecido como Bob Tail, existe há séculos na Inglaterra. Acredita-se que tenha origem no cruzamento do Briard com o Russian Owtcharka, uma raça que tem parentesco com os pastores húngaros.

Antigamente o Old English Sheepdog era utilizado como cão pastor, protegendo rebanhos de ovelhas. No início do século XVIII, estes cães pastores eram isentos do pagamento de impostos na Inglaterra. Como forma de identificação, suas caudas eram cortadas — daí o nome Bob Tail.

O clube do Old English Sheepdog foi fundado na Inglaterra em 1888, e o padrão da raça pouco se alterou desde então. Recentemente, o Old English Sheepdog alcançou extrema popularidade, graças à sua freqüente aparição em anúncios e programas da televisão.

Perfil Clínico

O Old English Sheepdog é suscetível às seguintes doenças:

Displasia coxo-femural
Como um cão de grande porte, o Old English Sheepdog está sujeito à displasia coxo-femural, uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal.

Dermatites
Causadas por alérgenos dos mais variados, pois a pele de animais de coloração branca tende a ser mais sensível do que a pele de animais de pelagem escura. Dermatites atópicas por inalantes, dermatites de contato com irritantes como desinfetantes, picadas de pulgas e carrapatos.

Atrofia progressiva da retina
Esta condição se desenvolve em exemplares a partir dos quatro meses de idade, podendo levar à cegueira total.

Catarata
Alteração do cristalino do globo ocular, que se torna opaco, diminuindo a capacidade visual do animal portador da doença.

Resumo das características

Nacionalidade: Inglaterra
Porte: Grande
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Rigoroso
Grau de Proteção: Baixo
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 55.9cm – 61cm
Peso Mínimo: 29.5 kg
Peso Máximo: 34 kg
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 60 minutos
Cor: Preto ou Cinza e Branco
Tipo de Pêlo: Longo e Denso
Troca de Pêlo: Mínima
Tosa: Alguma
Valor Estimado: R$ 500 à R$ 900

Ajude a divulgar compartilhando Old English Sheepdog – Raças Caninas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!


ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






Páginas ou assuntos relacionados

© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados