Jack Russel Terrier – Raças Caninas

Características da raça

Brincalhão e inteligente, o Jack Russell Terrier adora ação e aventura. Não são raras as vezes em que se envolve em alguma confusão. Muito ativo, é um verdadeiro caçador, que não perde a oportunidade de explorar e cavar terrenos quando pode, bem como perseguir gatos e pequenos roedores.

Além de bom cão de trabalho, este terrier tem um bom relacionamento com crianças, sendo ótima companhia. É mais recomendável que cães desta raça sejam criados em casas coom quintais, pois não adaptam- se bem à vida em apartamento. O fundamental é que tenham interação constante com seu dono.

O Jack Russell Terrier pode se apresentar em duas variedades: pêlo liso e pêlo duro. Os exemplares de pêlo curto requerem escovação semanal apenas para remoção dos pêlos mortos. Já os exemplares de pêlo duro devem eventualmente ser submetidos a stripping. Estrela de filmes e campanhas publicitárias, o Jack Russell vem conquistando fãs, curiosos por conhecer a raça ainda pouco divulgada no Brasil.

Histórico

Original da Inglaterra, onde é um cão muito utilizado em estábulos desde o século XIX, o Jack Russell Terrier recebeu este nome em homenagem ao pastor Jack Russell, que vivia em Devonshire, na Inglaterra. Ele era um entusiasta da caça a raposas e conseguiu desenvolver uma linhagem de terriers que pudesse acompanhar o ritmo dos cavalos e apreender a presa. O pastor foi bem-sucedido, e por isso a raça também é chamada Parson Jack Russell Terrier (parson significa “pastor”).

Apesar disso, o Jack Russell Terrier foi reconhecido em seu país de origem apenas em 1990. Acreditava-se, até então, que havia muita variedade na conformação do porte, cor e textura da pelagem para que fosse considerado uma raça pura.

Perfil Clínico

O Jack Russell Terrier pode apresentar as seguintes doenças:

Surdez
Como em várias outras raças de coloração branca este é um problema que atinge alguns exemplares da raça, podendo ser bilateral ou unilateral. A surdez pode ser congênita em alguns exemplares e pode ser evidenciada ainda quando filhotes.

Glaucoma
Aumento da pressão no globo ocular. Alguns estudos mostram que atualmente é possível tratar.

Luxação de Patela
Quadro em que ocorre um deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário um procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.

Resumo das características

Nacionalidade: Inglaterra
Porte: Pequeno
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Rigoroso
Grau de Proteção: Moderado
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 30.5cm – 35.6cm
Peso Mínimo: 4.5 kg
Peso Máximo: 7.3 kg
Nível de Energia: Alto
Exercícios Diários: 45 minutos
Cor: Branco e Branco Com Marcas
Tipo de Pêlo: Curto e Macio
Troca de Pêlo: Frequente
Tosa: Não

Galeria de imagens e fotos da raça Jack Russel Terrier – Raças Caninas

Ajude a divulgar compartilhando Jack Russel Terrier – Raças Caninas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!


ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. Adriana 25/02/2017 às 20:05

    Eu quero uma fox paulistinha terrie pura raça…

Páginas ou assuntos relacionados

© 2020 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados