Dogue de Bordeaux – Raças Caninas
Características da raça
O Dogue de Bordeaux é o famoso “cachorro-banquinho”, aquele em que você apóia os pés para assistir televisão. Ele gosta de manter um lugar cativo ao lado da cama do dono ou no tapete da sala.
Esta raça é equilibrada, amorosa e muito afetuosa com as crianças. Uma de suas principais características é a fidelidade ao dono. Quando percebe que seu dono está em perigo, põe-se a defendê- lo imediatamente. E com um porte grande e corpo musculoso, desempenha as tarefas de guarda e defesa com facilidade.
O Dogue de Bordeaux ganhou popularidade com o longa-metragem Uma dupla quase perfeita, onde foi parceito do premiado ator Tom Hanks.
Histórico
O Dogue de Bordeaux é originário da França, da região do Bordeaux. Suas origens remontam à Idade Média, onde era utilizado como guardião dos castelos e cão de combate. Eram os terríveis molossos que ficavam ao lado dos seus senhores nos salões, e, nas batalhas, usando coleiras de pontas de ferro, davam a vida por seus amos.
Com o passar do tempo, e com a diminuição das guerras medievais, esta raça passou a ser utilizada nas lutas entre cães e touros, e cães e ursos. Ainda hoje, na Espanha, é costume soltar uma parelha de Bordeaux treinados contra touros, num espetáculo sangrento, onde a morte do touro é inevitável.
Com o advento das duas grandes guerras, a raça, por ser de grande porte, quase desapareceu, uma vez que vivendo em condições miseráveis, as pessoas não podiam manter cães que comem bastante. Dessa forma, o redescobrimento do Dogue de Bordeaux é relativamente recente, e os criadores vêm procurando manter não só as características ancestrais como fazê-lo um animal menos agressivo, que possa conviver com a família.
Perfil Clínico
O Dogue de Bordeaux é resistente e não é muito suscetível a viroses. Mas pode apresentar as doenças a seguir:
Torção gástrica
Caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível. Displasia coxo-femural
Como todo cão de grande porte, o Dogue de Bordeaux pode apresentar esta alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Para evitar o desenvolvimento desta doença, não deixe o animal em piso liso ou duro demais. O ideal é um piso áspero, com brita, grama e areia.
Resumo das características
Nacionalidade: França
Porte: Grande
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Grande
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 59cm – 69cm
Peso Mínimo: 38 kg
Peso Máximo: 46 kg
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 30 minutos
Cor: Mogno, Dourado, Castanho Amarelado e Preto Manchado
Tipo de Pêlo: Curto
Troca de Pêlo: Mínima
Tosa: Não
Valor Estimado: R$ 1500 à R$ 2500
Procuro um D.Bordeaux, por adoção pode ser adulto.
não conhecia a raça fui conhecer na casa de um amigo me apaixonei são cães de grande porte bom para cuidar da casa e de seus donos são muitos lindos a inda vou poder compra um casal para mim tenho o patio grande e bastante grama para poder criar um casal meus parabéns pala raça
não conhecia a raça fui conhecer na casa de um amigo me apaixonei adoro cães de raça grande mas este alem de ser grande são fortes e lindos bom para proteger a casa e seus donos ainda vou poder comprar um casal para mim