Dogue Alemão – Raças Caninas
Características da raça
O Dogue Alemão, apesar das medidas gigantescas (pode alcançar 1,80m apoiado sobre as patas traseiras e pesar mais de 70kg), é um cão que deve ser preferencialmente integrado à vida em família. Extremamente apegado à família, é um cão que necessita da companhia de sua “matilha” para manter-se equilibrado.
Excelente guardião, faz o que costumamos chamar de guarda por imponência. Só o seu tamanho e seu porte já são suficientes para imporem respeito.
Esta é uma raça com fácil treinabilidade, e que precisa de exercícios para manter sua musculatura com boa tonicidade, o que requer uma boa área para o cão. Cuidados com a pelagem devem ser tomados pelo dono. É necessária uma escovação diária do pêlo que, mesmo curto, é muito denso. As cores aceitas pelo padrão são preta, azul, dourada, tigrada e arlequim (branca com manchas pretas).
Famoso por ter inspirado personagens dos desenhos animados, como Scoobydoo e Marmaduque, o Dogue Alemão mostra-se, brincalhão na vida real e dócil como apresentado na televisão.
Histórico
A mais antiga referência a um cão com as características físicas do Dogue Alemão remonta a 1000 a.C., em escritos chineses. Acredita-se que ele seja descendente dos antigos molossos do Império Romano. Na Idade Média, era usado na caça ao javali e como cão de companhia e guarda pessoal.
E apesar de também ser conhecido como Dinamarquês, o Dogue Alemão não é originário da Dinamarca, mas da Alemanha.
Em 1863, foi exibido em Hamburgo o primeiro Dogue Alemão similar ao que hoje conhecemos. Ele era resultado de cruzamentos realizados entre Mastiffs, incentivados por Bismark, chanceler alemão e profundo interessado na raça. Em 1876 foi proclamado o cão nacional da Alemanha, daí o nome Dogue Alemão. O padrão oficial da raça foi oficializado em 1891.
Perfil Clínico
O Dogue Alemão é a raça com uma das menores expectativas de vida entre os cães, devido ao seu porte gigantesco. Raças que apresentam um rápido crescimento e que atingem portes considerados gigantes geralmente apresentam uma menor expectativa de vida. As doenças características do Dogue Alemão são:
Espondilopatia cervical
A raça mais afetada por esta síndrome é o Dogue Alemão. Estudos comprovam que certas linhagens apresentam um caráter genético e hereditário, que se apresenta em exemplares com idade entre os três e 12 meses de idade. Caracteriza- se por uma falta de coordenação progressiva e uma paralisia dos membros posteriores, causada pela compressão da medula espinhal. O prognóstico não é muito favorável, em decorrência do envolvimento nervoso.
Torção gástrica
Como todas as raças de grande porte, o Dogue Alemão também está sujeito a esta condição clínica que se caracteriza pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível.
Alterações cardíacas
O Dogue Alemão pode apresentar uma série de alterações no ritmo e na conformação cardíaca, em sua maioria fatais. Muitas vezes o proprietário não consegue diferenciar um simples cansaço do animal com sintomas de insuficiências cardíacas.
Tumores
A raça é muito propensa a uma série de neoplasias, como os tumores ósseos. Muitas pesquisas estão sendo feitas para rastrear os genes que condicionam a raça a este destino clínico.
Higroma
Caracteriza-se por uma inflamação da cápsula articular do “cotovelo do cão”, causada pelo atrito de seu peso contra o chão. O tratamento recomendado é o cirúrgico, pois o uso de infiltrações tem sido discutido.
Resumo das características
Nacionalidade: Alemanha
Porte: Gigante
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Teimoso
Grau de Proteção: Moderado
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 76cm – 81.3cm
Peso Mínimo: 54.5 kg
Peso Máximo: 72.6 kg
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 35 minutos
Cor: Preto, Azul, Arlequim, Dourado, Tigrado e Mantado
Tipo de Pêlo: Curto
Troca de Pêlo: Mínima
Tosa: Não
Valor Estimado: R$ 400 à R$ 1800
Galeria de imagens e fotos da raça Dogue Alemão – Raças Caninas
E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!
Páginas ou assuntos relacionados
- Pastor Belga – Raças Caninas Pastor Belga – Raças Caninas
Malamute do Alaska – Raças Caninas
Dálmata – Raças Caninas
Chesapeake Bay Retriever – Raças Caninas
Cocker Spaniel Inglês – Raças Caninas
Mastim Napolitano – Raças Caninas
Olá!
Quero comprar uma fêmea, filhote de Dogue Alemão da cor tigrada.
Poderia me passar contato?
É uma raça muito brincalhona e muito amorosa, amei ter um … !
Meu dog tem 18 meses e ele grita de dor sem a gente encosta nele na parte do focinho
Gosteeiii muiiito lindo
Linda esta raça, quando tiver uma casa com espaço quero um.
amor a primeiro vista