Home » Cachorros - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Raças de Cachorros » Dogo Argentino – Raças Caninas

Dogo Argentino – Raças Caninas

Características da raça

Cão de extrema beleza , o porte físico do Dogo Argentino é capaz de intimidar qualquer estranho que ouse entrar em seu território. No entanto, ele é mais do que um excelente cão de guarda e defesa: o Dogo Argentino é um excelente companheiro da família , sendo sua reconhecida paciência com crianças (não tão bem educadas) digna de elogios.

Extremamente apegado ao dono, vive por ele e pede sempre seu carinho e contato físico, pois isso lhe dá a confiança necessária para que ele exerça sua postura de guardião. Ativo, precisa de espaços grandes onde possa correr e gastar toda esta energia e exercitar sua musculatura.

Histórico

O Dogo Argentino é produto de um esforço pessoal de uma amante dos cães e da caça: o Dr. Antonio Nores Martinez. Membro de uma respeitável família da província de Córdoba, dedicou anos de sua vida à criação de uma raça que atendesse suas expectativas em relação à caça e a companhia. Ele desejava um cão robusto, forte, resistente, fiel, obediente e de rara beleza. Assim nasceu o Dogo Argentino, no ano de 1928, após sucessivos cruzamentos planejados cuidadosamente por seu criador.

A raça foi reconhecida pelas associações cinófilas argentinas em 1964 e obteve seu registro pela FCI em 1973, sendo então reconhecido como a única raça de origem argentina.

Perfil Clínico

Alguns dos problemas de saúde que esta raça pode apresentar estão relacionados à sua coloração branca. O Dogo Argentino é suscetível às seguintes doenças:

Displasia coxo-femural
Como um cão de grande porte, o Dogo Argentino está sujeito à displasia coxo-femural, uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal.

Surdez
Como em várias outras raças de coloração branca este é um problema que atinge alguns exemplares da raça, podendo ser bilateral ou unilateral.

Dermatites
Causadas por alérgenos dos mais variados, pois a pele de animais de coloração branca tende a ser mais sensível do que a pele de animais de pelagem escura. Dermatites atópicas por inalantes, dermatites de contato com irritantes como desinfetantes, picadas de pulgas e carrapatos.

Pododermatite
Dermatite localizada nas patas, que se caracteriza por vesículas com pus no espaço interdigital.

Queimaduras solares
Evite que seu Dogo fique muito tempo no sol forte, protegendo as áreas mais sensíveis, como focinho e olhos. Procure usar filtro solar nestas áreas.

Resumo das características

Nacionalidade: Argentina
Porte: Grande
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Grande
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 60cm – 65cm
Peso Mínimo: 40 kg
Peso Máximo: 45 kg
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 45 minutos
Cor: Branco
Tipo de Pêlo: Curto
Troca de Pêlo: Mínima
Tosa: Não
Valor Estimado: R$ 800 à R$ 2000

Galeria de imagens e fotos da raça Dogo Argentino – Raças Caninas

Ajude a divulgar compartilhando Dogo Argentino – Raças Caninas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!


ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. Daniel 15/10/2018 às 18:28

    Estou a procura d um dogo agentino ou um chow chow quero pra adotar nao pra conprar

  2. fatima moreira moreira 03/09/2018 às 16:22

    Eu tenho um com 5 meses gostaria de saber além da raçao o que lhe posso dar mais obrigado

  3. Cristiane ap Lima araujo 04/08/2016 às 20:52

    Olá,eu tenho um dogo ele está apresentando dificuldade para andar e senti muita dores..já levei no Veterinario mas só passa antibióticos+ nada..é esta com umas dermatite na parte das pernas fiz tratamento mas sem nenhum resultado.o Veterinario disse q é câncer d pele e não tem tratamento e nada resolveu até agora é só estou gastando.gostaria d saber se poderia me auxiliar ou me dizer oq posso fazer .obg

Páginas ou assuntos relacionados

© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados