Home » Cachorros - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Raças de Cachorros » Dachshund Miniatura – Raças Caninas

Dachshund Miniatura – Raças Caninas

Características da raça

O Dachshund, conhecido oficialmente como Teckel no Brasil, é um cão bastante popular. Ele está entre as dez raças com maior número de filhotes registrados na CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia) nos últimos anos.

Astuto e fiel, é um ótimo animal de estimação para a família. Com um latido surpreendentemente alto para seu tamanho, também pode ser um excelente vigia para a casa.

O Dachshund Miniatura se apresenta em três variedades de pêlos: curto, duro e longo. À idade de 18 meses, ele pode atingir até 3,5 kg. Os cuidados com o Dachshund Miniatura de pêlo curto não precisam ser muito intensos, enquanto os exemplares de pêlo duro e longo requerem uma escovação mais cuidadosa.

Com o porte pequeno, ainda menor do que o do Dachshund Standard, esta raça não precisa de muito espaço dentro do lar. Se acostumado desde cedo a caminhar por longas distâncias, o Dachshund Miniatura consegue acompanhar o dono. O único cuidado que se deve ter com este cão é evitar que ele pule de grandes alturas, pela tendência a apresentar problemas na coluna vertebral.

Histórico

O Dachshund é conhecido desde o século XVI. Descendente das antigas raças de cães caçadores da Alemanha, era utilizado no combate aos texugos (“Dachs”).

A variedade de Dachshund mais antiga, de pêlo curto, é também a favorita entre os brasileiros. A variedade de pêlo longo surgiu do cruzamento entre o Dachshund de pêlo curto e alguns cães de tiro, enquanto o Dachshund de pêlo duro é resultado do cruzamento entre várias raças de terriers.

A rainha Vitória, da Inglaterra, foi a primeira pessoa a ter um Dachshund naquele país, em 1839. E desde então esta raça vem conquistando muito fãs pela Inglaterra, Estados Unidos e Brasil.

Perfil Clínico

A raça apresenta algumas doenças, tais como:

Hérnia de disco
Facilitada pela sua longa coluna vertebral, atinge muitos exemplares da raça, causando dor, incômodo e dificuldade de locomoção. Não de descobriu ainda caráter hereditário.

Cálculos renais
A alimentação com alto teor de proteína e magnésio, além da propensão natural, fazem com que esta seja uma condição comum na raça.

Tumores mamários
Muito comum entre as fêmeas da raça.

Otites
Acontece devido à conformação de suas orelhas, que facilita o acúmulo de cerúmem e propicia condições como umidade e pouca ventilação.

Resumo das características

Nacionalidade: Alemanha
Porte: Miniatura
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Teimoso
Grau de Proteção: Moderado
Espaço Necessário: Pequeno
Peso Máximo: 3.5 kg
Nível de Energia: Alto
Exercícios Diários: 30 minutos
Cor: Preto/Tan, Vermelho, Tricolor
Tipo de Pêlo: Curto, Longo ou Duro
Troca de Pêlo: Mínima
Tosa: Não

Ajude a divulgar compartilhando Dachshund Miniatura – Raças Caninas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!


ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. Elisabete Almeida 27/10/2019 às 15:32

    Perdi minha cachorrinha basset dachshund, com 11 aninhos, sinto muitas saudades, era como uma filhinha. Gostaria de adotar uma fêmea, de tamanho pequeno, até 10 kilos. Amo muito essa raça. Tive também, um macho que partiu com 17 anos.

  2. cristianefbauer 16/01/2019 às 15:13

    Um mini pode deixar com um dacsh comum?

  3. Maria Simone Maltez 23/10/2016 às 23:27

    Moro em apto. Gostaria muito de um cãozinho pequeno.

Páginas ou assuntos relacionados

© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados