Cocker Spaniel Americano – Raças Caninas
Características da raça
O Cocker Spaniel Americano é um excelente cão para a família, muito bom para crianças e mais sociável com as visitas do que o Cocker Spaniel Inglês. No Brasil, o Cocker Spaniel Americano ainda não é tão popular quanto seu “primo” inglês. Mesmo nas exposições de cães, ainda é raro encontrar um exemplar desta raça.
Mas assim como o Cocker Inglês, o Cocker Spaniel Americano é um cão de caça versátil, servindo tanto para a desentocar a presa como para apanhá-la.
Com pêlos mais densos do que o Cocker Spaniel Inglês, o Cocker Spaniel Americano deve ser submetido diariamente a uma cuidadosa escovação e também requer muito exercício.
Histórico
O nome Cocker vem da atuação do Cocker Spaniel Inglês nas caçadas à galinha-d’angola (woodcock, em inglês) no século XIX. A origem do Cocker Spaniel Americano é atribuída a uma cadela Cocker inglesa, trazida da Inglaterra em 1880.
Em 1935 foi criado o Clube do Cocker Spaniel Inglês da América, responsável pelo estabelecimento da variedade americana da raça. O Cocker Spaniel Americano diferencia-se pela estatura e cabeça menores (seguindo o tamanho padrão dos pássaros do Novo Mundo) e os pêlos mais densos do que o Cocker Spaniel Inglês.
O Cocker Spaniel Americano é o menor cão de caça americano, e foi reconhecido pelo AKC (American Kennel Club) em 1946.
Perfil Clínico
Por ser uma das mais populares raças de cães, sua presença é muito comum nas clínicas veterinárias, apresentando os mais variados problemas.
Devido à forma de suas orelhas e à propensão a uma maior produção de cerúmem, o Cocker Spaniel Americano apresenta uma tendência ao aparecimento de otites. Muitas vezes, o proprietário não tem o hábito de limpar regularmente o ouvido de seu cão, o que propicia o surgimento de diversas doenças. A otite é muito dolorosa para os cães. Por isso, faça a limpeza semanal com produtos disponíveis no mercado, que manterão o canal do ouvido de seu cão livre de qualquer problema.
A raça é muito gulosa e apresenta tendência ao ganho de peso. O Cocker geralmente come todos os petiscos que estejam ao seu alcance. Evite dar alimentos fora do horário estabelecido para as refeições.
Alguns exemplares podem desenvolver ainda a seborréia idiopática, uma doença sem causa definida. O corpo do animal fica completamente coberto por uma caspa gordurosa. O tratamento é apenas sintomático. Estudos estão sendo desenvolvidos para comprovar o caráter hereditário desta doença.
Outro grande problema são os olhos, mais precisamente as pálpebras, que podem nascer viradas para dentro (entrópio) ou viradas para fora (ectrópio), o que requer correção cirúrgica.
É preciso manter a pelagem sempre escovada, bem limpa e sem nós. Assim, você previne uma série de doenças de pele, como dermatomicoses, piodermites e dermatites traumáticas.
Seguindo estes passos seu Cocker Spaniel Americano terá uma vida mais saudável.
Resumo das características
Nacionalidade: Estados Unidos
Porte: Médio
Temperamento: Submisso
Treinabilidade: Teimoso
Grau de Proteção: Baixo
Espaço Necessário: Pequeno
Altura Mín. – Max.: 35.6cm – 40.7cm
Peso Mínimo: 11.8 kg
Peso Máximo: 15.4 kg
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 30 minutos
Cor: Cores sólidas e multicolorido
Tipo de Pêlo: Longo, Ondulado e Reto
Troca de Pêlo: Moderado
Tosa: Alguma
Valor Estimado: R$ 500 à R$ 1800
Galeria de imagens e fotos da raça Cocker Spaniel Americano – Raças Caninas
E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!
Páginas ou assuntos relacionados
Vizsla- Pastor Belga – Raças Caninas Pastor Belga – Raças Caninas
Cane Corso – Raças Caninas
Griffon – Raças Caninas
Dachshund Standard – Raças Caninas
Maltês – Raças Caninas
Gostaria de ter esta raça Pro meu Filho