Cão de Bernese – Raças Caninas
Características da raça
O Bernese Mountain Dog, também conhecido como Cão de Berna ou Bernese Cattle Dog é um excelente cão para quem dispõe de muito espaço. Leal e muito dedicado aos donos, é uma ótima companhia, inclusive para crianças, com quem é muito gentil.
Em fazendas e sítios, o Bernese Mountain Dog atua também como cão de pastoreio — daí a denominação “boiadeiro suíço”, que freqüentemente é usada ao se referir à raça. Outra característica do Bernese Mountain Dog é relacionar-se bem com outros cães e pets.
Sua pelagem, de tamanho médio, permite ao Bernese Mountain Dog enfrentar baixas temperaturas, devendo ser escovada regularmente.
Histórico
O Bernese Mountain Dog recebeu este nome por causa do cantão de Berna, na Suíça. Acredita-se que esta raça tenha se originado a partir de cruzamentos dos cães pastores locais com os mastifes que acompanhavam as tropas do império romano.
Como resultado, surgiram cães fortes, capazes de enfrentar o frio dos Alpes e aptos para executar diversas funções no pastoreio, na tração etc. Apesar disso, poucos esforços foram feitos para se preservar a raça, que esteve à beira da extinção no fim do século XIX.
Após uma extensa pesquisa, foram encontrados exemplares de alto padrão cinotécnico na região de Durrbach. O nome dos cães daquele lugar eram chamados Durrbachler. Com a propagação da raça pela Suíça e Europa, o nome foi modificado para Bernese Mountain Dog.
Perfil Clínico
O Bernese Mountain Dog pode apresentar as seguintes doenças:
Displasia coxo-femural
Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção.
Luxação de patela
Ocorre um deslocamento da patela (osso correspondente ao nosso joelho). É muito dolorosa ao animal, mas costuma ter uma regressão espontânea. Em casos graves é necessário procedimento cirúrgico. O tratamento varia de descanso absoluto até reconstrução cirúrgica da articulação.
Atrofia progressiva da retina
Perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caraterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.
Torção gástrica
Caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte se o cão não for operado o mais rápido possível.
Resumo das características
Nacionalidade: Suiça
Porte: Grande
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Moderado
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 58.4cm – 71cm
Peso Mínimo: 47.6 kg
Peso Máximo: 54.4 kg
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 60 minutos
Cor: Preto com marcas tan.
Tipo de Pêlo: Médio, Sedoso e Ondulado
Troca de Pêlo: Moderado
Tosa: Não
E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!
Páginas ou assuntos relacionados
Lulu da Pomerânia – Raças Caninas
Australian Shepherd – Raças Caninas- Pharaoh Hound – Raças Caninas Pharaoh Hound – Raças Caninas
Dandie Dinmont Terrier – Raças Caninas- São Bernardo – Raças Caninas São Bernardo – Raças Caninas
- Setter Irlandês – Raças Caninas Setter Irlandês – Raças Caninas