Boxer – Raças Caninas
Características da raça
O Boxer é um cão afetuoso, ótimo para a família. Na companhia de crianças, é sempre cuidadoso e delicado, como uma verdadeira babá. Gosta muito de brincadeiras e, mesmo na idade adulta, demonstra o carisma de um filhote.
Esta raça é obediente e fiel ao dono, ideal para a guarda da casa. Também é bastante inteligente e aprende com facilidade, sendo comumente utilizada pela polícia e como guia para cegos.
Com um porte médio e robusto, o Boxer precisa de uma boa área disponível no lar, devendo também ser exercitado diariamente. O dono deve estar atento ao contato com outros cães, pois o Boxer não se intimida diante de seus colegas caninos.
O Boxer apresenta uma máscara preta no focinho e a pelagem dourada ou tigrada, com ocorrência de pequenas marcas brancas. Sendo curta, macia e brilhante naturalmente, sua pelagem não requer cuidados especiais.
Histórico
A história do Boxer remonta aos períodos anteriores ao Império Romano, quando cães da família dos Mastiffs eram encontrados na Ásia, exercendo funções de guarda e caça. Estes cães eram muito valorizados por sua coragem.
No decorrer do Império Romano cães ingleses do tipo Mastiff, chamados de English Bullenbeissers, foram cruzados com outros molossos, originando um grupo de cães denominado German Bullenbeisser. Deste grupo se originou um cão de porte grande, chamado Danzinger Bullenbeisser, e uma versão menor deste, chamada Brabenter Bullenbeisser, reconhecido como o ancestral direto do atual Boxer.
Existem correntes de pesquisadores que acreditam que o Bull Terrier e o Schnauzer Gigante participaram na formação do Boxer.
O padrão oficial da raça foi criado em 14 de julho de 1902. Em 1920, ocorreram alterações no padrão, com a mudança de algumas características físicas. Em 1925, foram excluídos do padrão oficial o Boxers negros e, em 1938, os Boxers malhados.
Perfil Clínico
A raça Boxer tem tendência a apresentar várias condições clínicas:
acne; complicações anestésicas; estenose aórtica; endocardite bacteriana; câncer; catarata;
astenia cutânea; demodicose; cardiomiopatia dilatada; ectrópio; entropion; dermatoses hormonais; histiocitoma;
hiperplasia gengival; síndrome de cushing; hipotiroidismo; linfosarcoma; mastocitomas; osteosarcoma;
atrofia progressiva da retina; prolapso da terceira pálpebra; desordens de coagulação; displasia coxo-femural; alopecia; prolapso vaginal; doença de Von Willebrand.
Nota: Hoje, a raça Boxer passa por uma série de estudos para evidenciar a causa de sua propensão ao aparecimento de vários tipos de tumores, além de diversas doenças de caráter genético. O Boxer
apresenta uma sensibilidade extrema a um dos medicamentos pré-anestésicos mais utilizados na medicina veterinária, a acepromazina. Se usada na raça, esta substância causa uma alteração, chamada bloqueio vagal, que se carateriza por uma arritmia cardíaca com severa depressão da pressão arterial.
Resumo das características
Nacionalidade: Alemanha
Porte: Grande
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Rigoroso
Grau de Proteção: Grande
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 53.4cm – 63.5cm
Peso Mínimo: 29.5 kg
Peso Máximo: 31.8 kg
Nível de Energia: Alto
Exercícios Diários: 20 minutos
Cor: Marrom
Tipo de Pêlo: Curto
Troca de Pêlo: Mínima
Tosa: Não
Valor Estimado: R$ 300 à R$ 1500
Galeria de imagens e fotos da raça Boxer – Raças Caninas
E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!
Páginas ou assuntos relacionados
Westie Terrier – Raças Caninas- Skye Terrier – Raças Caninas Skye Terrier – Raças Caninas
Boston Terrier – Raças Caninas
Fox Terrier Pêlo Liso – Raças Caninas
Bulldog Francês – Raças Caninas
Chesapeake Bay Retriever – Raças Caninas
gostaria de adotar um cachorrinho deste, tenho muito espaço.
Ola, estou procura de um boxe filhote na cor preto ou branco se aparecer por favor me avise.
So que tem que ser em São Paulo,Capital
Procuro boxer fêmea até cinco anos para adoção. Amplo espaço para mobilidade canina.
estou a procura de um boxe caninas
na cor marrom se aparecer um por favor me avise
eu acho que as alturas estao erradas