Morsa
HISTÓRIA
Seu nome científico é Odobenus rosmarus da ordem dos Carnivora (Carnívoros) e da família Odobenidae (Morsas). As morsas são grandes mamíferos marinhos: podem ter 3 metros de comprimento e pesar mais de 1 tonelada. A pele, áspera e enrugada, vai ficando cada vez mais espessa à medida que o animal envelhece. Uma morsa torna-se adulta por volta dos 5 anos, e vive de 15 a 30 anos. Seu focinho exibe um respeitável bigode e duas enormes presas, que atingem até um metro de comprimento no macho e 60 centímetros na fêmea. O tamanho das suas presas de marfim só é superado pelos dentes dos elefantes. Os machos têm de cada lado da cabeça uma bolsa insuflável, que utilizam como flutuador para manterem a cabeça fora de água enquanto dormem, e para produzir um som semelhante ao de uma campainha. Existem três subespécies de morsa: a morsa-atlântica (Odobenus rosmarus); a morsa-do-pacífico (Odobenus rosmarus divergens); e a morsa-do-mar-de-laptev (Odobenus rosmarus laptev).
Fora da época de reprodução, os machos vivem em grupos separados das fêmeas e dos filhotes.
Um dos principais inimigos da morsa é o urso-polar, que costuma atacar fêmeas e filhotes, e a orca e os esquimós também são temíveis.
A morsa usa sua presa para se deslocar e sair da água, para escavar tocas no gelo e para retirar moluscos do fundo do mar.A morsa se alimenta-se de moluscos, que arranca do fundo do mar com o auxílio dos enormes caninos (as presas).
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
A morsa-do-ártico (ou morsa-atlântica), que no ano passado era encontrada em toda a região que vai da embocadura do rio Ienissei até a baía de Hudson, passando pela Groenlândia, desapareceu das regiões mais ao sul. A morsa-do-pacífico, que vivia do mar de Behring à península de Kamtchatka, está presente nas áreas mais setentrionais. A morsa-do-mar-de-laptev vive na costa norte da Sibéria.
Habitat: mar alto na época das migrações e deslocamento; praias arenosas nas ilhas ou costas continentais na época de reprodução.
MEDIDAS DE PROTEÇÃO
Embora todas as subespécies estejam ameaçadas, é a morsa-do-mar-de-laptev a que corre perigo. Está protegida desde 1.957, só podendo ser caçada pelas populações locais e expedições árticas com finalidade estritamente alimentar.
E dentro do dente da morsa há várias linhas que indica a sua idade e tem 12 centímetros de comprimento aproximadamente.
Oi meu nome é bia eu sou uma pessoa muito responsável e gostaria de uma morsa , eu cuidadorei muito bem dela , e vou construir uma privada gigante pra ela EU AMO MORSAS
Um beijo ?, bia