Home » Bichos » Iguana

Iguana

HISTÓRIA

iguana1Iguana Verde, Sinimbu

Tem uma aparência estranha, mas hoje em dia é um dos mais populares bicho de estimação.

Popularmente conhecido nos Estados Unidos como “herps”, esse animalzinho de aparência estranha e até apavorante para alguns, tem grande semelhança com os dinossauros, mas com temperamento dócil, O Iguana iguana pertence à família Iguanidae, da ordem Squamata e possui 5 subfamílias; 54 gêneros e mais de 700 espécies. A família Iguanidae é encontrada nas Américas do Norte, Central e Sul (do Sudoeste do Canadá até a Terra do Fogo); na Ilha de Madagascar, na África; e nas Ilhas Fiji, na Ásia, e sua origem vai de Sinola no México ao Gran Chaco Paraguaio (trópico de Capricórnio).Possui hábitos diurnos e precisa ser mantido em temperatura, espaço e umidade ideais para sobreviverem bem. A temperatura ideal é de: 28 à 32 Cº e a umidade alta de 80 à 90%, o terrário deve ser grande, 300x150x150cm (comprimento, largura, altura) é o suficiente para um casal.

Os EUA, importam uma média de 80 mil dos 120 mil que uma fazenda da Colômbia produz anualmente.Tudo é legalizado além de um rigoroso controle do Ministério do Meio Ambiente da Colômbia.

No Brasil, o hábito de ter répteis como pets é recente, mas cresce a cada dia. Isso ocorre por causa da atual legislação, que proíbe a importação de espécies estrangeiras e, também, a posse de animais que ocorram na fauna brasileira ou mesmo de espécies similares. Ainda assim, quem procura acaba achando vendedores.

 ALIMENTAÇÃO

iguana2

A alimentação é um atrativo à parte: o Iguana, diferente de muitos répteis, dispensa comida viva, facilitando a aceitação de quem não gosta de dar insetos a mascote, ela alimenta-se basicamente de folhas, frutas e vegetais. Em ambiente normal as iguanas são herbívoras.
Comidas com deficiência de nutrientes devem ser evitadas.

As iguanas são capazes de extrair 40% dos nutrientes do que comem. Por ter pouco espaço que nos estômagos, a alimentação base da iguana verde gigante deva ser rica em vitaminas e sais minerais. A comida que você dá à sua iguana deverá conter duas vezes mais cálcio do que fósforo.

CARACTERÍSTICAS

iguana3

As espécies são muito diversificadas, e é difícil de caracterizá-la com base somente na aparência. Um caráter constante no gênero Iguana é a ausência de um padrão regular de escamas no topo da cabeça, especialmente no focinho. As pálpebras são formadas por grânulos, espessadas nas bordas e fecham-se completamente.

O Iguana defende seu território dando mordidas e chicotadas com a cauda imensa. O Iguana vive, em média, 15 anos e podem atingir o tamanho de 180 cm quando adultas.

São animais que na maioria das vezes são muito dóceis e aceitam ser manuseados muito bem.

São ovíparos e a fêmea entra no período fértil cerca de dois meses antes do verão. E colocam em média 30 ovos, que eclodem entre 60 e 85 dias.

DICAS

 

iguana4

Elas trocam a pele?
Sim! O rejuvenescimento da pele ocorre na maioria das espécies e a sua freqüência e intensidade variam de acordo com a espécie.

Como saber se a minha Iguana está doente?
É na realidade bastante mais difícil detectar um estado de doença num réptil que por exemplo num cão. Os répteis são ótimos a esconder as suas doenças pelo que ao mínimo comportamento estranho, como falta de apetite, respiração ruidosa entre outros, deve ficar de alerta e em caso de permanência ou dúvida consultar o seu veterinário.

Qual o habitat mais apropriado para a minha Iguana?
Existem vários tipos de habitat possíveis dependendo da origem geográfica do seu réptil e do seu meio ambiente selvagem. Normalmente requerem condições especiais de temperatura, luminosidade e umidade que podem ser fornecidas recorrendo a meios e utensílios disponíveis nas lojas de animais de estimação. O melhor a fazer é na altura em que adquiri o seu réptil fazer todas as perguntas possíveis na loja ou então ao veterinário.

Quanto custa manter uma Iguana em casa?
Naturalmente que tudo varia consoante a espécie que queria adquirir. Deve contar com despesas para alimentação, habitat (terrário, decoração e ambientação) e veterinário. Embora não existam custos médicos base especiais, qualquer intervenção no seu réptil poderá ser um pouco dispendiosa.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. flavio 10/08/2019 às 21:15

    eu quero uma iguana por meu filho por favor

  2. bruno 28/09/2018 às 16:09

    vcs estão doando iguanas verdes

  3. Andreia Texeira Santos 29/12/2017 às 16:13

    Gostaria de adotar uma iguana filhote verde vou cuidar muito dela

© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados