Home » Bichos » Avestruz

Avestruz

HISTÓRIA

avestruz1 Existe atualmente uma nova alternativa para quem se cansou de consumir alimentos que afetam a saúde.Trata-se das denominadas “carnes exóticas”, carnes magras de animais como cervo, javalí, e avestruz, e que se caracterizam por sua baixa quantidade de gordura e colesterol.

E em resumo, e como uma forma de potencializar o processo de comercialização destes produtos, nasceu à dois anos o projeto “Processamento de carnes exóticas para o mercado nacional e exportação”, iniciativa tomada pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Carnes da Universidade Austral do Chile e financiada pela Fundação pela Inovação Agrária (FIA) do Ministério da Agricultura.

Precisamente, esta iniciativa contempla a evolução das carnes a fim de caracterizar a aptidão pela carne do cervo, javalí e do avestruz, a evolução e a tomada aos produtos e a articulação produtiva comercial, com o que se busca vincular os fornecedores de matérias primas, efetuar estudos do mercado nacional, e avaliar as possibilidades de exportação destes alimentos.

No mesmo sentido, e para dar continuidade a tarefa de investigação sobre o tema, o Instituto criou o “Exocarne” programa que promove  alternativas produtivas não convencionais neste âmbito da produção.

CARACTERÍSTICAS

avestruz2

Ave estrutioniforme, classificada como Struthio Camelus Australis. Pertence ao grupo das Ratitas pois têm as asas atrofiadas. É onívora e possui apenas dois dedos em cada pé. Originária da savana africana, vivendo em zonas semidesérticas.

• Originário de regiões semi-áridas, planas (savana africana), na altura do Trópico de Capricórnio;
• Tem uma ótima capacidade de adaptação (criado com sucesso no Canadá, Estados Unidos, Europa, Israel e em vários estados do Brasil), suportando altas e baixas temperaturas;
• Grande porte, alcançando quando adulto de 2 a 2,5m de altura e de 100 a 150 kg de peso;
• Aparelho digestivo apto a digestão de fibras (sem papo, 2 estômagos, 2 cecos funcionantes e intestino grosso longo, digestão bacteriana);
• Asas rudimentares, não voam;
• Animal corredor (atingindo até 60 km/h);
• Pernas longas, pés com dois dedos, dos quais apenas um com unha;
• Vida longa (50 a 70 anos de vida), contando de 20 a 40 anos de vida reprodutiva;
• Início da vida reprodutiva com 2 – 3 anos;
• Dimorfismo sexual marcado: nos adultos machos é preto com as pontas das asas brancas e a fêmea é cinza, mas tal diferença só aparece a partir de 1 ano e meio de idade.
• As fêmeas botam de 50 a 100 ovos por temporada, gerando de 20 a 40 crias por ano, com uma incubação 42 dias.
• Alimentam-se de pasto, alfafa e ração. Produzem cerca de 1,2 kg de plumas por ano e 35kg de carne limpa por animal.

ESPÉCIES

Black Neck ou African Black – Ave domesticada, de pequeno porte, obtida através dos dois últimos séculos por uma seleção empírica realizada pelos sul-africanos. É dócil, sua postura inicia-se precocemente e se adapta a qualquer clima. Suas plumas são as mais bonitas e o seu couro, marcado com muitos pontos, é muito apreciado.

Red Neck – Ave de maior porte, mais agressiva, chegando a atacar pessoas quando sente-se ameaçada. Reproduz menos e o inicio da postura é mais tardio e gosta de clima árido. Ideal para exploração de couro, devido ao seu porte.

Blue Neck – Ave de porte médio e relativamente agressiva, pois não gosta do convívio com pessoas nem com outras raças de avestruz. Inicia a reprodução com três anos e gosta de clima tropical. Excelente para o fornecimento de carne.

Há bastante tempo o avestruz recebe a atenção do homem. Comercialmente, este interesse tem origem nos meados do século XIX, quando criadores se reuniram para produzir uma pluma de boa qualidade, que era muito utilizada, na época, pela industria do vestuário Europeu.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados