Home » Hamsters – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde

Hamsters – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde

HISTÓRIA

Mesocricetus auratus, originário da Síria, vive em média de 2 a 3 anos, seu tamanho pode variar entre 15 e 27 cm, e as espécies mais comuns são o sírio e o chinês. Ele é um roedor de cauda curta que pode ter muitas cores. Seu nome vem do alemão “hamstern”, que quer dizer “acumular”. Isso porque o animal “guarda” comida em duas bolsas internas que possui perto da boca e do pescoço.

O hamster pertence à família roedora e há muitas espécies diferentes mas só algumas espécies são mantidas como animais de estimação, e é o animal pequeno mais popular de estimação em muitos países hoje. A maioria das espécies de hamster habitam áreas semi-desérticas e tem hábitos noturnos. A maioria das espécies, mas não todas, têm a bochecha expansível na qual eles podem levar a comida e a forragem para o ninho.

ALIMENTAÇÃO

Quanto maior a  variedade melhor. Além da ração para Hamsters, dê-lhe uma mistura com sementes de girassol que você encontrará em lojas especializadas. Muitas vezes os Hamsters mostram preferência por algum tipo de alimento ( as sementes de girassol são as preferidas por eles), mas é preciso lembrar que ele necessita de outras fontes de vitaminas. Para garantir uma nutrição completa ao seu pet, prefira as misturas próprias para Hamster, evitando as que são feitas de sementes de girassol e ração para coelho. Ele é um potente roedor e precisa estar sempre roendo para desgastar os seus dentes que nunca param de crescer.

Frutas: Pêra, Uva, Morango e Maçã.
Legumes: Nabo, Batatas, Cenoura, Abóbora.
Sementes: Amendoim, Nozes, Milho, Girassol e Alpiste.
Verduras: Espinafre, pepino, vagem, couve, acelga e brócolis.

Guia de Raças

Sírio – Também chamado de Hamster Dourado tem pêlos curtos e são dóceis e bem levados, quando estão soltos vão aos lugares mais escondidos e difíceis de se encontrar, por isso cuidado ao deixar se Hamster passeando sem a sua supervisão. Existe também o Hamster Sírio de pelos longos, às vezes chamado de Teddy Bear Hamster.

Angorás ou Ursinhos – parecem os Sírios mas tem pêlos longos, como os gatos angorás.

Chineses – São mais calmos que os Sírios e um pouco menores, possuem marcações tigradas cinzas e pretas. Beges em caso de mutações.

Roboroviski – Originário da Mongólia e norte da China não é tão criado como animal de estimação pois é mais difícil de manusear que os outros hamsters. Ele é extremamente ativo e muito rápido, sendo difícil pegá-lo. No entanto, tem um bom temperamento e dificilmente morde. É muito difícil encontrá-los em lojas de animais, mesmo nos Estados Unidos ou na Europa, embora haja criadores de espécie em muitos países.

Russo – Esse são menos dóceis e são brancos.

Panda – São os Sírios, tem a pelagem malhado em preto e branco.

As raças abaixo são menos comuns:

Hamster Anão Russo Campbells, Hamster Anão Russo Branco Invernal (também chamado de Djungarian ou Hamster Siberiano),  Hamster europeu ou Comum, Hamster Camundongo, Hamster Ladak, Hamster Listrado Chinês, Hamster Mongol, Hamster de Eversmann, Hamster Tibetano, Hamster de rabo longo, Hamster Cinzento, Hamster de rabo muito longo, Hamster Romeno e Hamster Caucasino.

Existem também alguns mutantes que apresentam mudanças nas cores da pelagem, por exemplo Hamster Canela, Hamster Chinchila e o Hamster Tricolor. Há mutações ainda na cor dos olhos, ex: malhado com olhos rubis ou part-color : um olho vermelho e outro preto.

Reprodução

Atinge a maturidade sexual a partir de 8 semanas de vida, pode gerar de 2 a 15 filhotes por cria e a gestação dura aproximadamente 2 semanas. A fêmea fica bastante irritada durante o cio. A identificação do sexo fica mais fácil quando são adultos, mas o saco escrotal do macho é visível e o pênis é separado da região anal por 1,5 a 2cm.

Nas fêmeas, a vagina fica bem próxima da região anal. Caso a mãe se sinta ameaçada ou estressada, ela pode vir a comer a ninhada. Os filhotes podem mamar por 30 dias e também comem rações próprias, legumes, sementes de girassol.

Saúde (Doenças)

Diarréia:Causada pela alimentação.

Paralisia: Se ficar muito tempo sem praticar exercícios, ponha-o para se exercitar.

Pneumonia: Pode ser causada por banhos excessivos.

Rabo molhado: É uma bactéria que ataca o intestino, provocando fezes esbranquiçadas e deve ser tratada com antibiótico. Não dê nem um tipo de remédio a seu pet sem antes consultar o veterinário.

Sarna

Higiene

Eles são bichinhos extremamente limpos e não é necessário que lhes dê banho. Se eles se sujarem por algum motivo, basta limpá-lo com uma toalhinha macia e úmida, secando logo em seguida. Talcos podem causar-lhe alergia ou intoxicação. Mantenha as vasilhas de água e de comida sempre limpas.

A gaiola deve ser limpa uma vez a cada 2 semanas. O Hamster usa uma caixinha de areia como banheiro.

Enxágüe e bem a gaiola ao lavar e limpe periodicamente a sua casinha, pois, ele sempre leva comida para dentro dela.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. tereza 26/10/2015 às 13:54

    eu quero adotar esse lindo ramister 997290644 meu numero causo queira ligar eu moro em bofete

  2. Victoria alecsandra 22/06/2015 às 16:42

    e uma pagena que ajuda muinta gente muinto obrigado

  3. Victoria alecsandra 22/06/2015 às 16:41

    eu estou enteresada nesse hamsters ele e muito lindo vou cuida dele com muito amor e carinho

  4. Fofis caminha pet 28/01/2015 às 19:47

    Amor, a que eu falei que quero

  5. Maria Eduarda 27/04/2014 às 17:10

    OI,ESSE SITE ME AJUDOU MUITO!
    CURTAM MINHA PÁGINA!

© 2018 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados