Home » Esquilos – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde

Esquilos – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde

HISTÓRIA

esquilo1Seu nome científico é Sciurus vulgaris da ordem dos Rodentia (Roedores) e da família Sciuridae. Os esquilos são animais muito graciosos e espertos e caracterizam-se pela grande cauda peluda. Verdadeiros acrobatas, são capazes de pendurar-se de cabeça para baixo, apoiados apenas nas patas posteriores. Essas exibições têm lugar nos bosques e florestas temperados, sobretudo ao amanhecer e no fim da tarde, quando os animais são mais ativos.O esquilo-europeu é parente do esquilo-vermelho da América do Norte(Tamiasciurus hudsonicus), mas seus hábitos são diferentes. O primo americano passa o inverno todo dormindo e só acorda no início da primavera. O europeu não hiberna completamente. Se estiver muito frio, ele pode passar alguns dias dormindo em sua toca, mas acorda com freqüência e sempre com fome.

ALIMENTAÇÃO

esquilo2Os esquilos são vegetarianos, mas de vez em quando incluem em sua dieta ovos de pássaros. Como o Tico e Teco dos desenhos animados, apreciam nozes, castanhas e bolotas.

Mas também gostam de frutas e cogumelos. No outono, quando o alimento é abundante, os esquilos escavam buracos e ali vão acumulados sementes.

Depois, recobrem os buracos com terra e folhas. Mesmo que a neve seja muito espessa, os esquilos conseguem localizar o alimento que armazenam no outono, graças ao seu apuradíssimo olfato.

CARACTERÍSTICAS

esquilo3esquilo4Os esquilos constroem o ninho o mais alto possível, num oco de árvore ou no vão de uma forquilha de galhos. Em geral o esquilo faz mais de um ninho e cada um deles parece ter uma função diferente: para repousar no inverno e para a fêmea dar a luz e criar os filhotes. Perfeitos equilibristas, os esquilos movem-se com rapidez mesmo nos galhos mais finos das árvores.

Quando no solo, saltam e correm velozmente, deixando a neve as marcas de sua passagem.Seu pior inimigo é a marta, quase tão ágil quanto ele. Para escapar, o esquilo é capaz de pular de grandes alturas, usando a cauda como uma espécie de para-quedas.

Os filhotes de esquilo nascem cegos e sem pêlos; depois de oito dias, porém, já têm o corpo recoberto de pêlos, e no nono dia abrem os olhos. Com 3 meses e meio dão os primeiros passeios pelos ramos das árvores.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. Edilaudson 06/08/2018 às 20:33

    Gostaria de saber se consigo filhote ou esquilo adulto tenho interesse e valor

  2. Mirela 08/04/2018 às 15:32

    Eu tinha um esquilo desde os 3 meses de idade e fiquei com ele 1 ano.
    Porem ele sai de casa e os vizinhos o achou e o colocou na mata,ele consegue se adaptar novamente ?

  3. Mirela 14/10/2017 às 11:46

    Tenho um filhote de esquilo de aproximadamente 5 meses mas agora ele está lento como se estivesse doente oque faço

  4. edson garcia 19/03/2017 às 18:57

    ok gostei muito das orientações sobre as minhas duvisas obrigado abraço Edson

  5. rosemaris 02/11/2016 às 18:35

    gostei muito mas pudia ter gato preto e juaninha

  6. fernando sandes 30/03/2016 às 11:33

    Gostaria de falar com vocês sobre comunicação. Poderia me informar o telefone e e-mail para contato? Agradeço. Fernando Sandes – 11-2839-4520.

  7. pedrocardoso 27/02/2015 às 10:38

    ola

  8. dejair 03/06/2014 às 18:36

    Sabe como posso conseguir filhotes de esquilo-europeu,e o valôr?

    • Pet Vale 13/08/2014 às 00:40

      teste dejair

  9. paola 30/05/2014 às 22:49

    eu tenho um esquilo só que ele é pequeno se pudesse me dizer algumas hipóteses de raças agradeceria bjus

© 2019 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados