Home » Chinchilas – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde

Chinchilas – Alimentação, História, Reprodução, Raças, Vacinas e Saúde

Alimentação

A chinchila é frágil e precisa de uma alimentação equilibrada pois uma das causas da morte das chinchilas dá-se à má alimentação destas, pois em quase todas as lojas aconselham-nos comida de coelho o que está errado.

Bastante econômica, a alimentação da chinchila consiste em cerca de 30 gramas de ração balanceada específica para a espécie, ministrada diariamente, um pouco de alfafa fenada e uma complementação vitamínico à base de cereais, formulada pelo próprio criador. A água é fator importante pois deve ser oferecida permanentemente, sempre fresca e de boa qualidade (potável).

CARACTERÍSTICAS

As chinchilas pertencem ao grande grupo dos roedores, à família das Chinchillidae e ao Gênero Chinchila existindo assim 3 espécies de chinchilas: a Brevicauda a Real e a Lanígera.

Algumas chinchilas podem mesmo estarem ativas durante o dia mas por pouco tempo, pois elas não se dão com o calor e algumas chegam mesmo a morrer devido às altas temperaturas. Se não tiver ar condicionado convém pelo menos ter as chinchilas num lugar fresco para estarem confortáveis.São animais que conseguem conciliar a nossa ausência com o seu descanso, estando assim disponíveis para nos entreter com as suas brincadeiras.

Devido à escassez no mercado de mutações mais raras, faz com que os preços sejam um bocado altos, sendo que só alguns possam ter várias mutações de chinchilas.

As chinchilas são animais bastantes asseados e a sua manutenção bastante barata o que faz com que seja o animal perfeito de muitas pessoas. É um animal que não tem cheiro e as suas fezes também não. Apenas necessita ter um recipiente (tem que ter o tamanho suficiente para poder rolar) com areia própria para chinchila para poder rolar em cima dela para tirar a gordura do seu corpo. Esta areia deve ser dada de 3 em 3 dias cerca de 10 minutos. Se a chinchila não mostrar interesse não estranhe porque elas é que sabem se querem ou não.A fêmea é ligeiramente maior que o macho e as suas vidas podem atingir os 14 anos, se forem sempre bem tratadas.

História

chinchila1Pequeno mamífero roedor originário dos Andes, ao norte do Chile e Argentina e sul do Peru e Bolívia, quase extinto em seu ambiente natural, foi preservado devido à criações iniciadas na década de 20, nos Estados Unidos. Pesando cerca de 550 gramas quando adulta e medindo aproximadamente 35 cm., tem pelos extremamente finos, sedosos e brilhantes, porém resistentes, formando uma pele densa e quente, relativamente leve, cujas características peculiares lhe asseguram extraordinária beleza e posição invejável entre as mais disputadas pelos principais peleteiros mundiais.

Reprodução

As chinchilas são criadas em plantéis poligâmicos, chamados de famílias, formadas por seis fêmeas e um macho, o qual tem acesso a todas elas através de um corredor que interliga as gaiolas das fêmeas, as quais estão dispostas em uma mesma fileira. Para o início de uma criação comercial é necessário no mínimo uma família, que irá se reproduzir aumentando o plantel.

A vida reprodutiva do chinchila ocorre durante os 8 meses e 10 anos de idade, o período de gestação é de 111 dias, cada fêmea tem 2 partos por ano, com 2 filhotes por parto, em média. O desmame dos filhotes é feito por volta dos 45 dias de vida.

Saúde

A chinchila não é propensa a epidemias e os eventuais distúrbios são normalmente tratados com sucesso, tendo em vista a sua relativa resistência à doenças, desde que sejam respeitadas as condições de alimentação, ventilação, temperatura e higiene, evitando-se que o estresse baixe suas defesas orgânicas.

As chinchilas são animais sensíveis por natureza e suportam melhor o frio que o calor , por isso não convém tê-las num lugar  onde seja propício a correntes de ar. Estas correntes de ar vão dar origem a pneumonias o que é bastante grave pois é quase morte certa.Devemos prestar atenção a qualquer atitude estranha no seu animal, pois o dono conhece-a melhor que ninguém.

Outro problema que as vezes nos deparamos, é com o stress nas chinchilas, pois as vezes chegam a morrer por causa do stress, então em período de gravidez é necessário ter muito cuidado.Para um vida saudável as chinchilas devem ter sempre comida , água limpa, a gaiola limpa e muito carinho.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. Amanda 04/01/2015 às 23:46

    Adorei o site mas estou com duvidas tenho duas chinchilas e gostaria de saber se chinchilas precisar tomar algum tipo de vacina e se chinchila pd pegar cinomose .
    É pq na verdade eu comprei uma gaiola usada de um furao que morreu e estou com medo de ter cido uma doença contagiosa .pq na verdade a moça que vendeu a gaiola disse que o furao morreu por causa da troca de raçao.
    Por favor esto aguardando contanto.obrigada.

  2. anna 02/10/2014 às 17:37

    se voces estao falando de chinchila, por que colocaram a foto de um coelho?

© 2018 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados