Home » Peixes - Dicas e Matérias » Nutrição dos Peixes

Nutrição dos Peixes

A alimentação deve suprir as exigências de manutenção e fornecer elementos necessários para o desenvolvimento do peixe, evitando-se excesso de alimentos inadequados. Deve-se ter informações sobre a predominância do hábito alimentar do animal (carnívoro, onívoro ou herbívoro) e como esse peixe se comporta no seu meio. Pode-se oferecer o alimento de duas a três vezes ao dia em pequenas quantidades a serem consumidas em cinco minutos.

Se não for totalmente consumido, o alimento deve ser retirado e eliminado, diminuindo-se a quantidade na próxima vez. Como diz o velho ditado, “o peixe morre pela boca”. Por isso, preste muita atenção à quantidade de alimento que você oferece para seu peixe!

Deve-se lembrar ainda que os peixes são animais ectotérmicos (sua temperatura interna varia com a externa), seu metabolismo é influenciado pela temperatura. Assim, no calor os peixes consomem mais alimentos, e no frio, menos.

Os alimentos podem ser frescos, vivos ou industrializados. São encontrados à venda em pet shops e lojas especializadas em aquarismo:

ALIMENTOS VIVOS
Vermes (tubifex, minhoca, enquitréia, microverme)
Insetos (larvas de mosquito quironomídeo – bloodworm, de pernilongo, larvas e adultos de drosófila e mosca)
Crustáceos (cladóceros – dáfnias, copépodos – ciclopes, artêmia)

ALIMENTOS FRESCOS
Origem animal: carne, fígado, coração de mamíferos, aves e peixes.
Origem vegetal: algas, verduras e legumes.

ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS
Rações: 
“em flocos”, granulada, peletizada, tabletes. Podemos também dividir as rações comerciais para o aquarismo em pó (flutuante), granulado (de fundo ou flutuante), tabletes (de fundo) e floculado (vários níveis).
Ração de férias: libera o alimento aos poucos na água de três até 15 dias, conforme o tamanho do tablete.
Alimentos desidratados: os mesmos disponíveis vivos e frescos.
Alimentos congelados: os mesmos disponíveis vivos e frescos.

Você sabe o que é uma artêmia?
A artêmia é um crustáceo de água salgada, que serve de alimento para organismos aquáticos, muito utilizado por ser rico em proteínas de boa qualidade, sais minerais, vitaminas, caroteno (importante para a pigmentação vermelha) e ácidos graxos essenciais, o que lhe confere um excelente valor nutricional.
Pode ser oferecida diariamente para a maioria das espécies, principalmente na época de reprodução.

Também se utiliza o náuplio de artêmia (larvas recém-eclodidas) na alimentação de larvas, alevinos e peixes pequenos. Sua cor varia entre os tons branco e vermelho.

A artêmia é facilmente encontrada em grandes lojas de aquarismo, viva ou congelada (conservada em geladeira ou freezer), seca ou em conserva.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. Isaías pinheiro 18/07/2017 às 15:18

    Muito interessante bem completo

© 2018 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados