Home » Peixes - Dicas e Matérias » Guia de Espécies de Peixes » Acará Portalegrense – Espécies e Raças de Peixes

Acará Portalegrense – Espécies e Raças de Peixes

Este peixe é encontrado na região de Porto Alegre e regiões costeiras do estado do Rio Grande do Sul, foi em 1870 que Hensel, o descobridor, classificou como Aequidens portalegrensis, peixe encontrado em águas estagnadas na região de Porto Alegre. Porto Alegre é a capital do estado do Rio Grande do Sul, o último estado ao Sul do Brasil, ao lado do Uruguai e Argentina.

No local onde esse peixe é encontrado muitas vezes não se acredita como poderia estar vivendo ali. Chegam a sobreviver em águas tão barrentas que o lodo é muito maior que quantidade de água, lembram os biótopos de killifishes em fase de secagem. São muito comuns nas plantações de arroz.

É um peixe muito forte o pouco exigente quanto aos parâmetros físico-químicos da água, somente não gosta de água muito agitada. Esta foto é de exemplar jovem e quase ausente de coloração. A coloração do adulto é muito mais carregada, o geral varia do castanho-alaranjado até o verde, com reflexos azul-esverdeados muito intensos nas nadadeiras ventrais. A nadadeira caudal possui menos luzes na parte de cima, ponto importante para diferenciar do Cichlasoma dimerus. Ao longo da linha lateral se estende um faixa preta partindo do olho até a cauda, na parte de baixo da faixa a coloração muda muito para o azul ou verde. Contornos pretos bem definidos nas bordas das escamas. É um excelente mimetista, pode, dependendo da situação, ficar quase que totalmente preto ou apresentar faixas longitudinais escuras.

Nome científico: Aequidens portalegrensis
Grupo: Ciclídeos Americanos
Origem: Sul do Brasil
Comprimento: 15 cm
Temperatura: 24º C
pH: 7.0

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






© 2018 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados