Home » Pássaros » Guia de Espécies de Pássaros » Codorna – Espécies de Pássaros

Codorna – Espécies de Pássaros

Uma ave cheia de particularidades
Codorna-comum (Nothura maculosa) Família: Tinamidae 

Mede 23 cm. Seu colorido altera-se freqüentemente conforme a cor da terra que impregna a plumagem, É caracterizado pelas cores camufladas, que podem confundi-la com o ambiente (terra, folhas secas, moitas de capim etc). O tamanho dos sexos pode variar muito. Vive em campos ralos e baixos, campos de cultivo (plantações de soja, milho, trigo e arroz e outras). Sua distribuição ocorre da Argentina, Uruguai e Paraguai ao Brasil.

Hábitos
Desconfiados, imobilizam-se instantaneamente de pescoço ereto, parte posterior do corpo levantada ou deitam-se; indivíduos assustados por um tiro às vezes fingem-se de mortos. Escondem-se ocasionalmente em buracos. Alçam vôo apenas como último recurso, sendo o mesmo pesado e retilíneo; são quase incapazes de evitar obstáculos, mas pilotam relativamente bem quando planam para aterrissar. Tomam banho de poeira além de banhos de sol. A sua plumagem freqüentemente adquire, por estar impregnada, a cor da terra local. Sob chuva adquirem forma ereta (sua silhueta então assemelha-se à de uma garrafa) deixando a água escorrer sobre a plumagem.

Alimentação

Comem não só bagas, frutas caídas (por exemplo, merindibas, tangerinas e coquinhos de palmito), como folhas e sementes duras. Procuram pequenos artrópodes e moluscos que se escondem no tapete de folhagem apodrecida; viram folhas e paus podres com o bico à procura do alimento, jamais esgravatando o solo com os pés como fazem os galináceos. Catam carrapatos nos pastos e se aproveitam da movimentação do gado no meio da vegetação para apanhar insetos (por exemplo, gafanhotos), quando são espantados. Também cavam a terra à procura de raízes tenras e tubérculos, porém em pequena escala. Bebem regularmente sempre que houver água. Engolem pedrinhas; os filhotes dependem de alimento animal.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






© 2018 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados