Home » Pássaros » Guia de Espécies de Pássaros » Canário – Espécies de Pássaros

Canário – Espécies de Pássaros

Um Canto Maravilhoso
O canário tem tamanho variado, de acordo com o tipo, mas o selvagem tem entre 12 e 13 cm, enquanto o canário vulgar, de canto e cor, tem cerca de 14 cm. Os canários de menor dimensão tem aproximadamente 11 centímetros e o maior, o canário de Lancashire, tem cerca de 22 centímetros. Diferenciar o macho da fêmea, não é tarefa fácil. Criadores especializados podem determinar essa informação através da posição e do tamanho da cloaca. Mas para o criador amador, saber que o macho é o único que canta pode ser determinante para diferenciar o canário macho da fêmea. Pode atingir os 14 ou 15 anos de idade, de maneira que quem quer adquirir um canário para alegrar os seus dias, tem que ter noção que vai assumir uma responsabilidade a longo prazo.

Os ossos do canário são leves e sólidos, mas em grande parte ocos, permitindo vôo de uma maneira muito fácil. Mesmo as partes mais pesadas do corpo, como os músculos das pernas e das asas estão muito próximos da caixa torácica e da coluna vertebral, permitindo ao animal manter um forte equilíbrio durante o vôo. Além disso, o canário apresenta um elevado metabolismo, isto é, consegue transformar a sua alimentação em energia de uma forma muito rápida. Registra-se que o consumo de energia durante o vôo é quinze vezes superior do que em repouso.

São animais ativos diurnos, isto é, dormem profundamente apenas à noite, já que durante o dia não podem se dar ao luxo de serem vítimas de um possível predador. Se estiver numa gaiola, o canário pode adormecer durante o dia, mas nunca de forma muito profunda. Em relação ao canto, os canários pertencem ao tipo de pássaros que nascem com determinado repertório, mas que aprendem, ainda no ninho, com o canto do pai. Desta forma, os canários podem ser criados sozinhos na gaiola, já que durante o período de criação, ouviu o canto do pai. O que pode acontecer é que ele dominará o canto típico dos canários, mas sem as variações que aprenderia com o progenitor.

O canário é muitas vezes apreciado apenas pelo seu canto, mas convém ter em atenção que nem todos os pássaros cantam sempre da mesma forma durante toda a vida, sendo comum certos canários deixarem de cantar por qualquer motivo. Desta forma, o canto não deve ser o único atrativo, e sim, mais um, para quem adquirir um canário.

Ao contrário do que se possa pensar, as fêmeas cantam, mas muito raramente e tão baixinho que quase é impossível de se ouvir. A única coisa que lhes falta para cantar devidamente são as hormonas masculinas, que são responsáveis pela freqüência e a intensidade do canto. Quanto aos sentidos, a visão e a audição são os mais desenvolvidos.

Os olhos do canário têm um ângulo de visão de cerca de 320º, e são mono oculares, isto é, os dois olhos trabalham independentes um do outro. A audição do canário é muito boa, com uma constituição auditiva semelhante a de um mamífero, faltando-lhe apenas o ouvido externo, ou seja, a orelha. O olfato e o paladar não são muito desenvolvidos, e desta forma, sem grande importância para o animal.

Alimentação

Quanto à alimentação, os canários são animais granívoros, isto é, as sementes são a base da sua dieta. Podem comer misturas de sementes especializadas para a raça, ou também alimentos à base de ovos, ou frutas, que os canários apreciam muito. Convém deixar disponível também arenito, que é importante para as necessidades digestivas do canário.

Higiene

Os canários geralmente gostam muito de tomar banho. Se tiver uma gaiola, pode prender a tina de banho na própria gaiola; caso tenha um aviário, pode ter uma tina de cerâmica que vai conservar a água fresca por um bom tempo.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. darlan 07/04/2015 às 19:59

    Meu beuga ta com uma coisa saindo do anus nao sei parece uma tripa sei la.. oq faco mim ajudei adoro meu passarinho nao quero q ele morra

  2. darlan 07/04/2015 às 19:58

    Socorro meu beuga esta com uma coisa saindo do anus dele.. oq faco?

© 2018 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados