Home » Pássaros » Guia de Espécies de Pássaros » Cacatua de Crista Amarela – Espécies de Pássaros

Cacatua de Crista Amarela – Espécies de Pássaros

Exuberância é com ela
As catatuas são as aves mais destrutivas da família dos papagaios. Têm bicos fortes que podem fazer alguns estragos se elas não tiverem brinquedos adequados para este fim. Costumam estar sempre a mexer na fechadura da gaiola ou do aviário onde estão para tentar fugir.

Estas aves podem ter aproximadamente 50 centímetros de comprimento, têm a plumagem branca e uma belíssima crista amarela. A diferenciação dos sexos pode ser feita pela cor dos olhos. Enquanto o macho tem os olhos pretos, as fêmeas possuem a íris castanho avermelhada. Podem viver até uma idade muito avançada, sendo que a média é de 40 anos, mas há relatos de espécies que viveram muito mais do que isso.

Uma característica comum das catatuas é a sua capacidade de fazer barulho, principalmente se estiver dentro de casa, mas também o é em seu habitat natural. Estas aves podem ser facilmente domesticadas, bastando para isto um pouco de paciência dos seus donos.

As catatuas têm uma boa convivência entre si, e também com outras aves, mesmo com aves menores, mas evite colocá-los com certos tipos de periquitos, que podem torná-las agressivas. Se deseja fazer uma criação, saiba que esta espécie atinge a maturidade aos quatro ou cinco anos. A fêmea põe entre 2 e 3 ovos, que choca alternadamente com o macho.

Durante os dois primeiros meses das crias, estas não conseguem se cuidar sozinhas, devendo ser tratadas e alimentadas pelos pais durante algum tempo. Nesta época de cria, convém que os donos das catatuas sejam calmos e tranqüilos, já que para a ave esta é uma época mais delicada, em que pode se tornar mais agressiva.

Alimentação

A respeito da alimentação, as catatuas podem se alimentar com uma mistura própria para papagaios e catatuas. Geralmente as misturas têm todos os tipos de nutrientes necessários ao desenvolvimento da catatua, mas em alguns casos, pode ser conveniente proporcionar-lhes um complemento de vitaminas e sais minerais.

As catatuas devem ser alimentadas sempre que possível, e o melhor é que seja diariamente, com bagas de frutas frescas de toda a espécie, com excepão de abacate, que podem ser venenosos para elas. Uma mistura de arenito também é recomendável, e da mesma forma, poderá dar-lhe algo para que possa roer, algo que as catatuas gostam muito de fazer. O melhor são os galhos de salgueiro ou de aves frutíferas.

Higiene

Assim como muitas outras aves, as catatuas gostam de tomar banho, principalmente no verão. Apreciam um banho de chuveiro com água morna, que pode ser dado com um pequeno borrifador de plantas. Certos criadores recomendam que as aves que são mantidas em ambientes fechados, devem tomar um banho de chuveiro todos os dias.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. Mauricio Natividade 25/04/2015 às 21:56

    Eu gostaria de saber quanto que custa um filhote de Cacatua. E aonde eu encontro para venda.
    obrigado

  2. tamara 04/07/2014 às 20:47

    cacatua precisa de licença do ibma ou é criada sem milha?

© 2018 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados