Home » Pássaros » Guia de Espécies de Pássaros » Arara – Espécies de Pássaros

Arara – Espécies de Pássaros

Cores e mais Cores

A arara pode ter um tamanho de 85 centímetros, aproximadamente. São aves trepadoras, que apreciam muito fazer acrobacias. Devido ao seu tamanho, e não só, as araras costumam utilizar todo o espaço que têm disponível. Estas aves não são as melhores imitadoras, mas podem ser ensinadas a repetir a voz humana, e para isto devem ser criadas com pessoas desde cedo para o aprendizado ser mais fácil. No entanto, as araras raramente aprendem a imitar quando são criadas em grupos. Algumas aves podem ser mais barulhentas e, por vezes, incomodar os vizinhos.

A distinção entre machos e fêmeas não é muito fácil. Os criadores com mais experiência podem diferenciá-los pelos bicos, já que o do macho é mais comprido e ligeiramente mais estreito que o bico da fêmea. Além disso, a cabeça do macho também pode ser maior que a da fêmea, mas nem sempre é possível fazer esta análise de forma eficiente. Uma conclusão definitiva só pode ser tirada depois de um exame endoscópico, realizado por um médico veterinário.

A criação de araras não é fácil. A maturidade sexual das araras pode ser atingida apenas aos quatro anos de idade. Antes de iniciar o processo de acasalamento convém saber se o casal tem um bom relacionamento e se o ambiente ao redor é o mais correto. As fêmeas põem, em média, 2 a 4 ovos, que incubam entre 24 a 28 dias. A plumagem das crias surge após três ou quatro meses.

Alimentação

Quanto à alimentação, as araras podem consumir um alimento especial para elas, mas que pode ser complementado com outros complexos minerais e vitaminas. Esta espécie de aves gosta muito de frutas em geral, com exceção do abacate, que tem efeito venenoso para elas. É importante colocar à disposição das araras uma mistura de arenito, calcário e carvão, especial para araras. Como são aves que gostam de roer tudo o que vêem, se quiser pode dar-lhes galhos frescos de salgueiro ou de qualquer árvore de frutos.

Higiene

As araras gostam muito de tomar banho freqüentemente, principalmente nos dias quentes, e apreciam serem borrifadas com um jato de água ultrafino. Mesmo durante os meses de inverno, as aves gostam do banho, mas convém certificar-se que a água esteja morna, ao invés de fria. As aves que estiverem em recintos fechados devem ser borrifadas todos os dias.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. victoria alecsandra 22/06/2015 às 16:53

    e de mais beijos

© 2018 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados