Home » Escolhendo uma gaiola

Escolhendo uma gaiola

Na hora da escolha da gaiola para nossos pássaros de estimação, devemos levar em conta o bem-estar e o conforto de nossos pequenos amigos emplumados.

Existem muitas opções de modelos no mercado, portanto, definir o material da gaiola é o primeiro passo.

Madeira ou metal?
As gaiolas de madeira são consideradas mais bonitas pela sua característica artesanal, mas podem trazer dificuldades durante a higienização e controle de parasitas, como piolhos. Para as aves que têm o costume de roer, como os Papagaios, as gaiolas de madeira também não são recomendáveis.

As gaiolas de metal, por sua vez, são mais higiênicas, já que seu processo de limpeza é mais fácil.

Tamanho
Procure uma gaiola que comporte o número de pássaros escolhidos, considerando o tamanho de cada um. Uma boa dica para saber o tamanho ideal é evitar que a cauda da ave fique roçando nos poleiros e nas grades. Pense também na movimentação da ave dentro da gaiola, dando liberdade e movimentação adequada.

Poleiros
Local de sustentação dos pássaros, o poleiro deve estar sempre limpo, e com ranhuras, mas livre de farpas que possam ferir os pés das aves, evitando contaminações e problemas de aprumo, como calos.

Os poleiros devem ser higienizados regularmente, principalmente se sujos com fezes. Uma dica é colocá-los distantes entre si, evitando que fiquem uns debaixo de outros.

Comedouros e bebedouros
Há vários modelos disponíveis no mercado atualmente, feitos de diferentes materiais, como vidro, metal e plástico. Dê preferência aos bebedouros e comedouros externos, evitando sujeira e contaminação.

É recomendável fazer uma higienização pelo menos duas vezes por semana.

Banheiras
Muitas aves gostam de tomar banho – e para facilitar esta atividade, você deve disponibilizar uma banheira com água limpa e fresca em um local que não fique sujo com as fezes.

Coloque água pela manhã, para que as aves possam se secar no decorrer do dia e não durmam úmidas.

Bandeja e base 
A bandeja é uma parte da gaiola que deve ser forrada com papel absorvente e limpa diariamente. Evite forrar gaiolas com jornal; sua tinta à base de chumbo é tóxica para as aves.

A base é uma grade de metal que funciona como anteparo, impedindo que a ave entre em contato direto com as fezes no fundo da gaiola

Páginas ou assuntos relacionados

Alimentação para os Pássaros Alimentação para os Pássaros
Média de vida dos pássaros Média de vida dos pássaros
Velocidade Máxima de Vôo Velocidade Máxima de Vôo
Tenha sua licença no IBAMA Tenha sua licença no IBAMA
Gavião Real
Gavião Real
Pássaros que arrancam as penas Pássaros que arrancam as penas

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. Alan Leone 24/10/2014 às 04:36

    muito bom o trabalho de vcs ,pudera eu falar isso a todos que fazem esse belo gesto. Gosto muito de animais, tive por Ultimo um cachorro q era de uma raça de poodle misturado que nunca soube qual era porém depois de 9 anos morreu. embora hj não possa ter animais onde moro mas queria ter um cachorro e um papagaio ou um daqueles macaquinhos pequenos “soim” mas sobre o papagaio e o macaco, posso criar ?e se for permitido , como fazer pra conseguir um ?

Pet Vale
Política de Privacidade
Anuncie aqui
Fale Conosco
Guia Pet Empresas
Ajude a divulgar o site
Links Interessantes
Papel de Parede para PC

Castração Gratuita
Nomes para Cachorros
Canais em Destaque
Cachorros
Gatos
Pássaros
Peixes
Roedores
Redes Sociais
Facebook Pet Vale

Twitter
© 2015 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados