Home » Aves e Pássaros em Risco de Extinção

Aves e Pássaros em Risco de Extinção

Alguns animais em risco de extinção
Terrestres – Marinhos – Aves e Pássaros – Risco de extinção

Céu sem proteção
Às vezes, nem mesmo a capacidade de voar é suficiente para fazer com que algumas espécies escapem da ameaça de extinção. Por isso, algumas aves estão em perigo pela destruição dos locais em que vivem. É o caso do gavião-real ou do papagaio-da-cara-roxa. Outras, como a arara-azul-grande e o condor-da-califórnia, começaram a dar os primeiros sinais de recuperação.

ararinhaazul1Ararinha Azul
Ave mais ameaçada do mundo, encontrado somente na região de Curuçá, divisa entre a Bahia e a Paraíba. Essa ave única é um solitário macho, que se vê obrigado a acasalar uma fêmea de outra espécie. Desse cruzamento não nascem filhotes e, assim, ele a abandona. Um grande esforço tem sido feito para salvar a ararinha-azul. Nas Filipinas, país asiático, 37 desses aves são criadas em cativeiro. Já em Curuçá, cientistas têm trabalhado na recuperação do local em que elas preferem viver, o sertão. A esperança é que, com um ambiente novamente próprio para a vida, alguns animais de cativeiro possam ser trazidos e postos em liberdade, aumentando novamente a população.

gaviaoreal1Gavião Real
Essa é a maior ave de rapina do mundo e a maior do Brasil. Solitário, o gavião-real vive em florestas ou nas margens de rios do Brasil e da América Central. Seus alimentos preferidos são moluscos, crustáceos, peixes, serpentes, lagartos e alguns pássaros. Essa ave possui uma excelente visão, embora a pouca mobilidade do olho a obrigue a virar constantemente a cabeça para enxergar ao redor. Sem inimigos naturais, o gavião-real está ameaçado pela devastação das florestas.

araraazulg1Arara Azul Grande
A arara-azul-grande é o maior representante da família das araras, dos papagaios, dos periquitos e maritacas. Dóceis e sem medo do homem, essas aves são fáceis de capturar. Como já foi muito vendida para outros países, a espécie esteve perto de desaparecer. A última contagem, no entanto, apontou cerca de 3 mil dessas aves, vivendo em sua maioria no Pantanal Mato-Grossense. Ainda é pouco, mas um bom sinal de que a arara-azul-grande começa a se recuperar. Esse número, porém, não permite descuido, pois o perigo ainda não passou totalmente.

condorcal1Condor da Califónia
Graças ao empenho de biólogos e pesquisadores, o condor-da-califórnia está resistindo ao perigo de desaparecer para sempre. É a maior e uma das mais antigas aves da América do Norte, sendo considerada praticamente extinta nos anos de 1980, quando a espécies esteve reduzida a apenas 29 aves. O condor-da-califórnia era perseguido por fazendeiros que o consideravam uma ameaça aos seus rebanhos.Hoje, o trabalho de preservação vem dando bons, mas ainda tímidos, resultados: já existem 169 animais, sendo que 49 são livres e 119 vivem em cativeiro.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. lucineide souza chagas 24/10/2014 às 00:21

    amei navegar por essa página.e fiquei muito triste por ver tanta beleza, e saber que estão em perigo de extinção.

© 2017 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados