Home » Gatos - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Raças de Gatos » Munchkin – Raças Felinas

Munchkin – Raças Felinas

Características da raça

O Munchkin pode ser considerado o Basset dos gatos: tem patas curtas e costas longas. Descendente de gatos SRD, é encontrado em diversas variedades e cores.

Suas patas com menos da metade do comprimento da maioria das raças é uma das características que conferem mais graça aos Munchkins. Criadora da raça há cinco anos, nos Estados Unidos, Kate Bynum a define: “O Munchkin tem uma personalidade dócil, semelhante a de filhotes. Eles mantêm esse jeito por toda sua vida. Você já teve um gatinho e quis que ele ficasse pequeno e brincalhão para sempre?”

É comum vê-los apoiados sobre as patas traseiras, com as dianteiras recolhidas, de forma semelhante a um coelho, um hamster ou mesmo um canguru, característica que o tornou conhecido como gato canguru de Estalingrado (Stalingrad kangaroo cat). O Munchkin é uma das mais novas raças de gato nos Estados Unidos. Foi descoberta numa exposição da Tica em 1991.

No Brasil, não existem criadores da raça, hoje com pouco mais de 10 anos de existência. Da mesma forma, estudos sobre a saúde e a genética da raça ainda estão em desenvolvimento. Sua aparência exótica é fator de resistência seja entre admiradores de gatos ou no meio gatófilo. Para Paulo Ruschi, juiz internacional e vice-presidente da World Cat Federation (WCF), “o Munchkin parece um gato mutilado. Não tem a graça e a agilidade de um gato normal que pula, sobe em cadeiras e camas. Não gosto de vê-los. Felizmente na WCF não aceitamos esta raça. Se aceitássemos, estaríamos estimulando esta deformidade”.

“Munchkins não são aleijados nem deformados”, diz Kate. “Eles conseguem correr, pular e escalar como os outros gatos. Talvez não pulem tão alto, mas chegam aos mesmos lugares que os demais”, conclui a criadora norte-americana.

Histórico

Há registros de gatos de patas curtas anteriores à Segunda Guerra Mundial, na Rússia, Alemanha e Grã-Bretanha. Devido ao hábito de se sentarem nas patas traseiras de forma semelhante a cangurus em alerta, ficaram conhecidos como o gato canguru de Estalingrado (Stalingrad kangaroo cat) a partir de 1953. No entanto, apenas em 1991 a raça Munchkin foi oficialmente descoberta numa exposição da Tica (The International Cat Association), apesar de já se ter notícia desses gatos cerca de 50 anos antes.

A raça é resultado de uma mutação espontânea no código genético felino que introduziu um gene similar àquele que produz cães Dachshunds, Basset Hounds e Corgis. O termo Munchkin, em inglês, significa pessoa muito pequena ou criança. Munchkins são também personagens de “O Mágico de Oz”, pessoas pequenas e de voz estridente.

Dado como desaparecido na Europa, o Munchkin foi redescoberto em Rayville, Louisiana, nos Estados Unidos, por Sandra Hochenedel na década de 1980. À procura de um gato de estimação para seus três filhos, ela encontrou a fêmea grávida Blackberry, que vivia debaixo de um caminhão numa área rural.

Ao chegar em casa, Sandra se surpreendeu ao notar que o gato era diferente de qualquer outro que ela tivesse visto antes. Seus movimentos corporais lembravam os de Ferrets e suas patas anãs assemelhavam-se às de cães da raça Corgi. Blackberry produziu várias ninhadas com gatinhos de pernas curtas e longas. Para a preocupação de Sandra, Blackberry desapareceu, levando-a a acreditar que suas características se haviam perdido. Na verdade, a herança genética dos Munchkins estava conservada nos filhotes que foram dados para uma amiga de Sandra, Kaye LaFrance. Os Munchkins de hoje são descendentes das várias colônias formadas a partir dos filhotes que Sandra deu a sua amiga.

Até 1995, apenas a Tica (The International Cat Association) o havia registrado como raça em desenvolvimento na categoria New Breeds and Colors. Munchkins são registrados também na United Feline Organization (UFO). No momento, o reconhecimento da raça por associações gatófilas européias é pouco provável.

Resumo das características

Nacionalidade: Europa
Porte: Médio
Temperamento: Dócil e sociável
Nível de Energia: Alto
Tipo de Pêlo: Curto ou longo

Galeria de imagens e fotos da raça Munchkin – Raças Felinas

Ajude a divulgar compartilhando Munchkin – Raças Felinas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!


ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. yasmim 18/10/2015 às 15:34

    nunca tive um gato essa raça sera a primeira senpre quis um gato dessa raça pois acho muito perfeita n vou comprar pq por sorte meus vizinhos tem gatos dess
    a raça kkkk

  2. Adriana 11/09/2015 às 22:34

    Estou interessada em comprar um gato desta raça munchkin. Como faço? Sou de Campis RJ

  3. Andre simch 08/08/2015 às 15:34

    Boa tarde quero um onde posso conceguir???

  4. Igor 04/08/2015 às 11:29

    Ola… essa raça é realmente complicada de acha no brasil.
    Esses filhotes são vendidos somente castrados devido ao alto valor, um filhote custa por volta de R$5.000,00 cadastrado e tem uma variação conforme a cor, podendo chegar a R$8000,00.
    Caso você deseje ter um filhote não castrado, você terá que ir para os Estados Unidos e comprar de um criador registrado, nesse caso o filhote tanto faz o sexto custa por volta de U$12.000,00.
    Ele é um gato bem caro, mas se você tiver o investimento vale muito a pena. Compramos uma faz um mês e ela é um amor. Super dócil, carinhosa e brincalhona. Muito educada.

  5. Cleisla Silva 30/06/2015 às 23:28

    Eu queria saber quanto em média custa pra comprar um gato dessa raça

  6. liane tronco 07/06/2015 às 17:28

    Olá parabéns pela página,traz explicações sobre essa raça que ainda é pouco conhecida.Já tenho gatos persas,himalaio e estou pensando em comprar um munchkin. Gostaria de receber informações sobre valores e condições de pagamento.Um abraço obrigada. liane

  7. Amanda 04/06/2015 às 21:12

    Boa noite.
    Quero um, quanto custa ?

Páginas ou assuntos relacionados

© 2017 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados