Home » Cachorros » Raças de Cachorros » Pastor Alemão – Raças Caninas

Pastor Alemão – Raças Caninas

Características da raça

Esta raça provavelmente é a mais reconhecida no mundo inteiro. O Pastor Alemão é um cão de trabalho muito versátil, sendo treinado para as mais variadas tarefas: guarda, guia, resgate etc. Mais do que isso, é uma excelente companhia para toda a família. O Pastor Alemão é um cão extremamente inteligente, calmo e, geralmente, de temperamento equilibrado.

Apresenta uma pelagem dupla, com grande variação de cor (exceto o branco), que requer escovação diária. O Pastor Alemão, um cão de grande porte, demanda uma área espaçosa da casa e deve ser exercitado diariamente.

Ele gosta de se sentir útil e precisa receber atenção. Caso contrário encontrará sozinho formas de se divertir, que causarão aborrecimentos ao dono. Por isso, ao adquirir um Pastor Alemão, você e sua família devem assumir o compromisso de treinar o filhote. Alguns exemplares apresentam uma personalidade mais dominante do que as outras raças, daí sua teimosia, e demandam um treinamento mais cuidadoso.

O Pastor Alemão Rin Tin Tin, o pet mais famoso do cinema, foi encontrado em uma trincheira na Alemanha e levado para os Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial. Rin Tin Tin foi treinado e tornou-se um grande astro do cinema e o herói das crianças. Seus descendentes representaram este personagem no seriado da televisão que levou seu nome por muitos anos.

Histórico

A origem do Pastor Alemão pode estar relacionada ao lobo da Idade do Bronze ou ainda ao cão pastor que existia na Alemanha no século VII. Esta raça, porém, é considerada uma das mais recentes, por ter se desenvolvido quase inteiramente a partir do ano de 1882, quando, pela primeira vez, um Pastor Alemão participou de uma exposição de cães.

O desenvolvimento desta raça é atribuído a Max von Stephanitz, que trabalhou incessantemente no início do século XX para aprimorar seu temperamento. Apesar de a função original da raça ser a condução do rebanho, von Stephanitz promoveu a ampliação de seus usos e persuadiu o governo a utilizá-lo em atividades policiais e militares. O Pastor Alemão também foi o primeiro cão usado como guia para pessoas cegas.

Atualmente, o Pastor Alemão ainda é conhecido na Alemanha por suas habilidades para o trabalho, realizando o sonho de seu criador de desenvolver um cão com faro apurado, muita coragem, intrepidez, agilidade e, mesmo com perfil agressivo, grande obediência.

Perfil Clínico

Como um cão de grande porte, o Pastor Alemão está sujeito à displasia coxo-femural, uma alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção. O Pastor Alemão adulto está mais propenso a manifestá-la.

Confundida também com a fase nervosa da cinomose, a miolopatia degenerativa afeta ainda outras áreas do organismo, como o esôfago, causando dificuldades para deglutição e pneumonia. A doença de Von Willebrand tem caráter hereditário e afeta o processo de coagulação sangüínea. Pode ser confirmada por meio de exames e pesquisa de fatores de coagulação. Não se deve cruzar cães portadores desta doença, pois é letal para os filhotes.

Outra doença que pode afetar o Pastor Alemão e tem possivelmente caráter hereditário é a epilepsia, que ocorre por volta dos três ou quatro anos de idade. A raça também pode ser afetada por uma doença que provoca o crescimento irregular dos vasos sangüíneos dentro da córnea, e que pode levar à cegueira, se não for tratada (pannus oftálmico ou queratite superficial crônica). Não existe cura para esta doença, somente tratamento de controle.

Resumo das características

Nacionalidade: Alemanha
Porte: Grande
Temperamento: Dominante
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Excelente
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 55.9cm – 66cm
Peso Mínimo: 31.8 kg
Peso Máximo: 43.1 kg
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 45 minutos
Cor: Preto, Preto e Dourado, Cinza e Branco
Valor Estimado: R$ 500 à R$ 1200

Ajude a divulgar compartilhando Pastor Alemão – Raças Caninas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!

Envie uma mensagem






Páginas ou assuntos relacionados

Spitz Japonês – Raças Caninas Spitz Japonês – Raças Caninas
Basenji – Raças Caninas
Basenji – Raças Caninas
Cane Corso – Raças Caninas
Cane Corso – Raças Caninas
Pastor de Shetland – Raças Caninas Pastor de Shetland – Raças Caninas
Pinscher Miniatura – Raças Caninas Pinscher Miniatura – Raças Caninas
Ovelheiro Gaúcho – Raças Caninas Ovelheiro Gaúcho – Raças Caninas
Pet Vale
Política de Privacidade
Anuncie aqui
Fale Conosco
Guia Pet Empresas
Ajude a divulgar o site
Links Interessantes
Papel de Parede para PC

Castração Gratuita
Nomes para Cachorros
Canais em Destaque
Cachorros
Gatos
Pássaros
Peixes
Roedores
Redes Sociais
Facebook Pet Vale

Twitter
© 2014 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados