Home » Cachorros - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Raças de Cachorros » Cocker Spaniel Inglês – Raças Caninas

Cocker Spaniel Inglês – Raças Caninas

Características da raça

O Cocker Spaniel Inglês é um cão muito ativo e alegre. Por estar sempre abanando a cauda também é chamado Merry Cocker (“merry” significa alegre em inglês). Esta raça é meiga e exuberante, o que pode sua posição entre os primeiros lugares no ranking do número de registros da CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).

Seu porte médio também contribui para sua popularidade. Assim, esta raça adapta-se bem a apartamentos, mas precisa de doses regulares de exercícios.

O Cocker Spaniel tem pêlos lisos, que formam franjas ao longo do corpo e nos membros anteriores. Com a pelagem de comprimento grande, o Cocker Spaniel precisa de uma escovação diária muito cuidadosa, principalmente para remover sujeiras (como lama e galhos) de seus pêlos.

As orelhas de formato grande também exigem cuidados de higiene, prevenindo a otite. Alguns proprietários têm o costume de amarrar gentilmente as orelhas do Cocker durante as refeições.

Na década de 1980, a raça inspirou a criação da personagem Dama, do longa-metragem A Dama e o Vagabundo, de Walt Disney. O desenho animado tornou-se uma verdadeira coqueluche entre crianças e adultos.

Histórico

O Cocker Spaniel é conhecido desde o século XIV, quando era utilizado na falcoaria. No século XIX, a raça começou a ser utilizada na caça a galinhas-d’angola, investindo contra elas para forçarem-nas a levantar vôo e serem abatidas. O Cocker também atuava como retriever, buscando as presas e levando-as ao caçador. Assim, a raça começou a ser conhecida como Cocking (do inglês “woodcock”, que significa “galinha-d’agola”) ou Cocker Spaniel.

Esta raça ganhou popularidade nos anos anteriores à Segunda Guerra Mundial, quando foi premiada seis vezes seguidas como o Best in Show em uma exposição em Londres. O Cocker Spaniel Inglês deu origem ao Cocker Spaniel Americano, variedade reconhecida pelo AKC (American Kennel Club) em 1946.

Perfil Clínico

O Cocker Spaniel Inglês é muito guloso e tem tendência ao ganho de peso. Ele geralmente come todos os petiscos que estejam ao seu alcance. Evite dar alimentos fora do horário estabelecido para as refeições. Além disso, o Cocker apresenta propensão a desenvolver as seguintes doenças:

Otite
Devido à forma de suas orelhas e à maior produção de cerúmem, o Cocker Spaniel Inglês apresenta uma tendência ao aparecimento de otites. Muitas vezes, o proprietário não tem o hábito de limpar regularmente o ouvido de seu cão, o que propicia o surgimento de diversas doenças. A otite é muito dolorosa para os cães. Por isso, faça uma limpeza semanal com produtos disponíveis no mercado, mantendo o canal do ouvido de seu cão livre de qualquer problema.

Entrópio e ectrópio
Outro grande problema são os olhos, mais precisamente as pálpebras, que podem nascer viradas para dentro (entrópio) ou viradas para fora (ectrópio), o que requer correção cirúrgica.

Doenças de pele
É preciso manter a pelagem sempre escovada, bem limpa e sem nós. Assim, você previne uma série de doenças de pele, como dermatomicoses, piodermites e dermatites traumáticas.
Alguns exemplares podem desenvolver ainda a seborréia idiopática, uma doença sem causa definida. O corpo do animal fica completamente coberto por uma caspa gordurosa. O tratamento é apenas sintomático. Estudos estão sendo desenvolvidos para comprovar o caráter hereditário desta doença.

Resumo das características

Nacionalidade: Inglaterra
Porte: Médio
Temperamento: Submisso
Treinabilidade: Teimoso
Grau de Proteção: Moderado
Espaço Necessário: Pequeno
Altura Mín. – Max.: 38.1cm – 43.2cm
Peso Mínimo: 11.8 kg
Peso Máximo: 15.4 kg
Nível de Energia: Médio
Exercícios Diários: 30 minutos
Cor: Cores sólidas e multicolorido
Tipo de Pêlo: Longo, Ondulado, Sedoso e Reto
Troca de Pêlo: Moderado
Tosa: Alguma
Valor Estimado: R$ 300 à R$ 1200

Galeria de imagens e fotos da raça Cocker Spaniel Inglês – Raças Caninas

Ajude a divulgar compartilhando Cocker Spaniel Inglês – Raças Caninas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!


ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






Páginas ou assuntos relacionados

© 2018 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados