Home » Cachorros - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Raças de Cachorros » Australian Cattle Dog – Raças Caninas

Australian Cattle Dog – Raças Caninas

Características da raça

Conhecido como Boiadeiro Australiano, o AustralianCattle Dog é um cão forte e leal. É um considerado um dos melhores cães pastores do mundo. Inteligente e ágil, pastoreia rebanhos sem precisar latir.

Ativo, o Australian Catle Dog aprecia brincadeiras, desafios e principalmente exercícios. Por ser muito resistente, acredita-se que esta raça seja a mais longeva de todas, podendo viver quase trinta anos.

Uma das principais características desta raça é a pelagem, de aspecto mesclado, com o branco herdado dos ancestrais Dálmata e as cores padrão. Pode ser encontrado nas cores azul puro ou mesclado e salpico vermelho. Precisa de escovação semanal para retirada dos pêlos mortos.

Histórico

A raça surgiu na Austrália, no século XIX, diante da necessidade de cães que pudessem correr longas distâncias em terrenos rústicos e controlar rebanhos sem precisar latir. Um homem chamado Hall cruzou Highland Collies com Dingos, cães aborígenes, criando cães chamados Hall’s Hellers.

Posteriormente, esses animais foram cruzados com Bull Terries, Dálmatas e Kelpies preto-e-canela, dando origem ao Australian Cattle Dog que conhecemos atualmente. A raça também é chamada de Australian Queensland Heeler, Blue Heeler ou ainda Red Heeler, quando de variedade vermelha.

Perfil Clínico

O Australian Cattle Dog está propenso a desenvolver as seguintes doenças:

Displasia coxo-femural
Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Deve-se tomar cuidado para não confundir a displasia coxo-femural com a miolopatia degenerativa, também caracterizada por dificuldades de locomoção.

Surdez
Pode ser bilateral ou unilateral. A surdez pode ser congênita em alguns exemplares e pode ser evidenciada ainda quando filhotes.

Atrofia progressiva da retina
Perda gradativa da visão, que acontece a partir dos primeiros seis meses de idade e para a qual não existe tratamento. Caraterizada pela degeneração progressiva da retina, pode levar à cegueira.

Catarata
Alteração do cristalino do globo ocular, que se torna opaco, diminuindo a capacidade visual do animal portador da doença.

Resumo das características

Nacionalidade: Austrália
Porte: Médio
Temperamento: Balanceado
Treinabilidade: Fácil
Grau de Proteção: Média
Espaço Necessário: Grande
Altura Mín. – Max.: 43cm – 51cm
Peso Mínimo: 16 kg
Peso Máximo: 20 kg
Nível de Energia: Alto
Exercícios Diários: 60 minutos
Cor: Azul puro ou mesclado, com ou sem marcação e salpico vermelho
Tipo de Pêlo: Médio
Tosa: Não

Galeria de imagens e fotos da raça Australian Cattle Dog – Raças Caninas

Ajude a divulgar compartilhando Australian Cattle Dog – Raças Caninas

E você gostou dessa página? Deixe seus comentários!


ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. Jasmyne 02/04/2015 às 22:33

    Só para corrigir: “Displasia coxo-femural
    Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão.” Animais não tem bacia, e sim coxal (ílio, ísquio e púbis)

Páginas ou assuntos relacionados

© 2017 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados