Home » Cachorros - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Dicas e Curiosidades » Conheça melhor qual raça deseja adotar

Conheça melhor qual raça deseja adotar

Saiba mais sobre pequenas, médias e grandes raças de cães. Descubra ferramentas úteis para ajudar você a encontrar o companheiro perfeito para se adequar a sua família e seu estilo de vida.

Escolhendo uma raça de cão

Pensando em adotar um cão? Comece esse processo escolhendo a raça certa para que você e sua família desfrutem momentos de felicidade ao lado de seu companheiro canino.
O mundo da dogdom oferece uma variedade maravilhosa de raças de cães.

O conselho nacional Kennel (australiano), reconhece 200 diferentes raças de cães, oferecendo uma espantosa variedade de formas, tamanhos, temperamentos e comportamentos.

Analise as três características seguintes e veja a combinação certa para você e sua família desfrutarem de uma vida feliz ao lado de seu animalziho.

Temperamento

Algumas raças são nervosas e ariscas, algumas são descontraídas e fáceis de lidar, algumas são desconfiadas com estranhos, outras são simpáticas para com todos.

Analisar o temperamento do cão é muito importante.

Uma raça que tende a ser um pouco mais tenso, por exemplo, pode se tornar um ótimo cão de guarda.

Enquanto que uma raça com temperamento mais dócil, pode ser perfeito se você tem crianças pequenas.

Quando você estiver procurando o cão certo para adotar, não esqueça de perguntar ao responsável do cão, qual é o temperamento da raça, assim você escolhe um animal que se adapte ao seu estilo de vida.

Se a idéia é adotar um filhote, é interessante conhecer os pais desse cão, ou outro adulto da mesma raça. Fazendo isso, você terá uma noção do adulto que seu cãozinho vai se tornar

Tamanho

Raças de cães vêm em ampla variedade de tamanho e isso pode causar um impacto em todos os aspectos. Desde os exercícios até mesmo o lugar para ele dormir.

Você vive em apartamento, ou em uma casa de quintal grande? O tamanho da sua casa é um fator determinante para a escolha do tamanho do seu cão.

Você precisa ter certeza de seu estilo de vida de modo que atenda todas as necessidades da raça.

tipos_racas_cachorros

Por exemplo, só porque você tem muito espaço não significa que a raça deve ser escolhida pelo porte maior. Tenha em mente que um cão de grande porte come lotes de alimentos. Lembre-se, alimentos de qualidade para cães não são baratos.

É importante notar que nem todos os caracteres relacionado ao tamanho de um cão são intuitivos. Por exemplo,escolher uma raça menor porque você menos espaço, pode não ser a escolha certa. Raças pequenas precisam de espaço para correr porque são enérgicos.

Ironicamente, o Dogue Alemão, uma das maiores raças de cães é mais adequado à vida no apartamento porque não precisam de muito exercício e não necessitam de muito espaço.

Converse com um veterinário e certifique-se do tipo de raça perfeita para você levar para sua casa.

Pelos longos ou curtos

Se você quer um cão para viver dentro de sua casa, então dê preferência ao Poodle ou Samoyed. O pêlo dessas raças não oferece risco de uma reação alérgica, especialmente se você tem alguém da família com problema de alergia. Raças de pêlos longos precisam de cuidados regulares para mantê-los.

Antes de você escolher uma determinada raça, é importante saber se você tem tempo necessário para toda semana escovar o pêlo do seu cão usando produto de higiene e escova própria para escovar cachorro.

Algumas considerações adicionais

Depois de ter reduzido suas escolhas com base nas características acima, você vai querer considerar outras características especificas da raça.

Algumas raças, por exemplo, são muito propensas a problemas de saúde específicos. Displasia da anca, o que pode resultar em claudicação, é mais comum em muitas raças maiores.

Alguns problemas especifico da raça podem ser rastreados, identificados e com ajuda do veterinário o animal se livra do problema.

varios_cachorros

Antes de adotar, consulte um veterinário de sua confiança sobre os problemas especifico da raça que você deseja. Fazendo isso, tanto você quanto o seu cão, terão qualidade de vida bem melhor.

Pergunte ao veterinário, sobre o tempo de vida do cão. Em geral a expectativa de vida de um cão é de 12 anos. Porém existem raças que duram de 16 a 20 anos.

Faça uma lista de perguntas especificas sobre a raça que você pretende adotar, e com certeza seu veterinário irá tirar todas as suas dúvidas.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






  1. thais 10/12/2015 às 18:11

    boa tarde, gostaria de adotar um cachorrinho da raça pequena, por que minha sobrinha está sentindo falta da cachorra que agente tinha acabamo de perder nossa cachorrinha faz um mês. e adoraria adotar um cachorrinho da raça pequena.

  2. thais 10/12/2015 às 18:06

    boa tarde. adorei a postagem.

  3. cleide 16/11/2015 às 21:35

    Eu quero muito um cão de raça pequena ja tenho duas virá lata

  4. cleide 16/11/2015 às 21:32

    Amei todos os cachorrinhos ti dos gosto muito desta pagina

  5. neli terezinha menegon 12/11/2015 às 18:52

    eu adoro cachorro so estou triste porque meu cachorro morreu de velho era um pitibu ele era muito carinhoso hoje eu tou querendo adotar um mais queria fila dogmam alemã ou pastor alemão ou um rotyvali por que eles sabe faser a segurança do dono e são amigos ja tive essas raças e conheço

  6. janete gimenez 31/10/2015 às 15:30

    Quero adotar um cachorro (femea) de porte grande que seja docil pois é para morar com pessoas idosas.

  7. Wanessa 25/10/2015 às 13:50

    Quero muito adotar um cachorrinho raça pequena.

  8. Jaqueline 14/10/2015 às 18:34

    Oi eu quero muito um filhote de raça de porte pequeno

  9. Raimunda Oliveira Neponuceno Almeida 27/09/2015 às 07:39

    Quero muito um filhote de lavrador de preferencia fêmea.

  10. juliana 21/09/2015 às 12:12

    gostaria te adotar uma cachorrinho de pequeno porte pra mim e pro meu filho que fica muito sozinha nuca consigo um animal sempre tem borocracia..

  11. juliana 21/09/2015 às 12:09

    gostoi muito dessa pg mas tbm queria um cachorrinho.

  12. THAMIRES DE SIQUEIRA 12/09/2015 às 17:00

    sim ,e goataria muito de um filhote q nao cresça para minha filha,pois nao tenho varanda,entao ficara dentre de casa .obg Jesus te ama!

  13. THAMIRES DE SIQUEIRA 12/09/2015 às 17:00

    sim ,e gostaria muito de um filhote q nao cresça para minha filha,pois nao tenho varanda,entao ficara dentre de casa .obg Jesus te ama!

  14. Kelly fernandes 27/08/2015 às 15:50

    Quero adotar um filhote de cachorro de grande porte.

© 2017 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados