Home » Cachorros - Dicas, Matérias, Raças, Saúde » Saúde & Cuidados » Cachorro com tosse? Saiba sobre a causa da tosse do seu cão

Cachorro com tosse? Saiba sobre a causa da tosse do seu cão

Seu cão está tossindo e você não sabe se é grave ou não.

Está página, tem como objetivo ajudá-lo a decidir, se a tosse do seu cão necessita de uma atenção urgente do seu veterinário.

Em muitos casos, seu cão só está com uma tosse simples por causa do frio. Nesse caso, pode ser cuidado em casa com tratamento bastante mínimo.

No entanto, a tosse pode ser sinal de problemas mais sérios. Nesse caso, é extremamente importante que você procure um tratamento precoce.

Causas de tosse

cachorro_com_tosseA tosse pode ser devido a qualquer tipo de irritação nas vias respiratórias.

À partir do tracto respiratório superior , traquéia até os pulmões. Vômitos ou náuseas seca também podem aparecer como tosse. Então, se você estiver com dúvidas, pegue seu celular, filme tudo o que seu animal está passando e leve para o seu veterinário.

Esse procedimento vai ajudar o médico a intervir antes que as coisas piorem.

Tipos de tosse

Em alguns casos, o som da tosse pode lhe dar uma idéia sobre a causa.

A tosse seca, áspera e alta, que soa como se seu cão estivesse tentando cuspir um osso, é tipo de uma traquéia ou tosse canina.

Uma tosse suave, recorrente é geralmente um indicador de doença pulmonar ou cardíaca.

A tosse que soa como um ronco e acontece com excitação, é comum em cães de raças pequenas com colapso traqueal.

Quando se preocupar

tosse_em_caes– Se o seu cão tem uma tosse leve e brilhante (limpa) e seu estado é normal, isso pode ser resolvido com descanso.

– Muitas causas virais de uma tosse, são automaticamente limitadas em jovens e animais saudáveis.

– Os casos em que você não pode deixar para mais tarde, é se o seu cão tem histórico de sopro cardíaco ou está sem energia.

Doenças cardíaca e pulmonar não tratadas, podem trazer muita dor para todos os envolvidos, se não forem identificadas cedo.

Diagnosticando a causa

Diagnosticando a causa da tosse do seu cão

Diagnosticando a causa da tosse do seu cão

O veterinário só vai poder identificar a causa da tosse a partir de exames físicos e da historia da tosse. O veterinário vai ouvir coração e pulmões, verificar nódulos linfáticos e temperatura. Mas somente isso não basta para diagnosticar com precisão.

Exames de sangue, diroflariose e raio- X para identificar e excluir algumas causas comuns da tosse.

Se a tosse é um pouco mais de natureza crônica, laringoscopia ou um lavado bronco alveolar, pode ajudar na identificação da tosse.

Tratamento

Em muitos casos o tratamento oferece antibióticos, antitussígenos e cuidados caseiros, deixando o ambiente do seu cão bem acolhedor.

Se o seu cão tem algo mais grave como doença cardíaca, pode ser necessários diuréticos e medicamentos específicos para o coração

O que eu posso dar ao meu cão?

Como regra geral, evite dar qualquer medicamento humano para seu cão, a menos que seu veterinário recomende.

Os cães são muito diferentes na maneira de metabolizar drogas, e muitos medicamentos humanos, podem ser tóxicos ou ter efeitos colaterais indesejáveis.

Se o seu cão está com tosse, evite contato com outros cães e passeios ao ar frio.

Mantenha-o descansando até que você o leve ao veterinário.

Esperamos que esse breve resumo, tenha ajudado a determinar se seu cão tem uma tosse grave e precisa de tratamento de emergência, ou uma inflamação respiratória suave que pode ser resolvida sem tratamento. Contudo, peça aconselhamento específico ao seu veterinário quanto às condições individuais de seu animalzinho de estimação.

Páginas ou assuntos relacionados

E você? Gostou dessa página? Deixe seu comentário





ATENÇÃO, NÃO está sendo doado(a)!






© 2017 Pet Vale - www.petvale.com.br - Todos os direitos reservados